Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Copa do Mundo 2014
Terça - 03 de Dezembro de 2013 às 16:34

    Imprimir


Entre as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá conquistou o quinto lugar nos Indicadores de Transparência Municipal. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Ethos e divulgado nesta terça-feira (03).


 
Em 2012, a capital mato-grossense obteve a pontuação de 10,38 e estava em último lugar do ranking. Neste ano, a nota subiu para 49,08.


 
Os Indicadores de Transparência, umas das ações do projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, são uma ferramenta que permite medir de maneira objetiva a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização do Mundial de 2014.


 
Metade das cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 está abaixo da média, de acordo com levantamento do Instituto Ethos. Das 12 cidades-sede, apenas três delas receberam pontuação acima da média.


 
“A Prefeitura de Cuiabá está empenhada em melhorar as ferramentas de transparência pública. Ao ser analisada por uma organização ética e responsável, como o Instituto Ethos, e sair do último para o quinto lugar, temos certeza que estamos no caminho certo”, avaliou o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki.


 
A nota dos índices é composta por 90 perguntas que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: informação e participação. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão, como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, como os portais de internet, telefones e salas de transparência. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.


 
As perguntas tratam de temas como: "A matriz de Responsabilidade está disponível nos site?"; "A Execução Orçamentária Geral é divulgada?"; "O site permite download da base de dados?"; "Existe espaço físico para o cidadão fazer pedidos de acesso a informação sobre a Copa?"; e "o telefone para solicitar informação é gratuito?".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://cuiabareporter.com.br/noticia/1346/visualizar/