Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Educação
Quinta - 21 de Novembro de 2013 às 10:00
Por: Alexandre Saconi

    Imprimir


A USP (Universidade de São Paulo) divulgou na noite desta terça-feira (19) um balanço sobre os danos ao final dos 42 dias de ocupação do prédio da reitoria, em São Paulo. O prejuízo total foi de R$ 2,4 milhões, segundo a instituição. Com este valor, seria possível financiar o curso superior de 53 alunos em instituições privadas por meio do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).


 
Esse cálculo foi realizado pelo com base em dados fornecidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Para isso, o órgão tomou como base os custos de um curso superior que, em média, custa R$ 45 mil (uma graduação de ciências humanas, por exemplo). O cálculo considera o financiamento de 100% de um curso com o Fies.


 
A instituição paulista possui 92.064 alunos matriculados, segundo dados de 2012. Destes, 58.303 realizavam o primeiro semestre da graduação. A principal motivação da ocupação, que teve início no dia 1º de outubro e só se encerrou com a reintegração de posse realizada pela Polícia Militar, é a mudança no processo de escolha do reitor da universidade.


 
Atualmente, uma lista com os três candidatos mais votados à reitoria é encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin. Este, por sua vez, escolhe aquele que for de seu interesse, não obedecendo necessariamente o critério do mais votado.


 
Com isso, os alunos reivindicam eleições diretas para os cargos de reitor e vice-reitor, votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores) e pelo fim desta lista tríplice que é encaminhada ao chefe do Executivo estadual.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2275/visualizar/