Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quinta - 24 de Outubro de 2013 às 08:36

    Imprimir


A secretaria de saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizou a “1ª Amostra de Saúde Mental de Tangará da Serra” para orientar os profissionais da saúde sobre como lidar com pacientes que sofrem algum transtorno. Aproximadamente 120 pessoas prestigiaram a ação dentre elas o prefeito Fábio Martins Junqueira.
 

De acordo com a coordenadora do Caps de Tangará Gislaine Eloísa Acuña, a capacitação foi muito positiva. “É algo que pretendemos manter no calendário do centro para popularizar as informações que ainda são desconhecidas por muitos que sofrem algum problema de saúde mental. Esta primeira etapa foi importante para orientar os profissionais da saúde, para que, a partir dessa iniciativa eles possam identificar e saibam como agir com esses pacientes. Para o próximo ano esta amostra será aberta para toda a população a fim de esclarecer sobre os atendimentos que são oferecidos pelo Caps e a prevenção das doenças”, ressalta.
 

Segundo o prefeito, saúde é o bem maior do ser humano e realizar um evento como este é muito importante para que todos possam ter conhecimento, em especial as pessoas que estão diretamente ligadas a esses pacientes, de como prevenir e tratar. “É fundamental saber diagnosticar, mas não generalizar as causas, pois, cada pessoa é única e precisa de uma atenção diferenciada”, afirma.
 

A secretária de saúde que é psicóloga Helena Maria Cavalini, ressalta que é imprescindível conhecer as causas de um transtorno mental e que a família é fundamental no processo de prevenção. “Pequenos atos devem ser evitados ainda em casa, como gritos, palavras de baixo calão e agressividade. O que parece inofensivo para algumas pessoas para outras não, e isso num futuro pode desencadear um problema mental”, explica.
 

Ainda segundo Acuña, nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro os profissionais do Caps irão a Cuiabá para mais uma capacitação. São três vagas para Tangará.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/4476/visualizar/