Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Outubro de 2013 às 12:59

    Imprimir


A primeira etapa da Central de Abastecimento de Mato Grosso (Ceasa-MT) deve ser entregue até o mês de junho para suprir o aumento na demanda por alimentos, que ocorrerá durante a Copa do Mundo de 2014. A informação foi passada nesta quarta-feira (23) pelo superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), Baltazar Ulrich, durante o IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo. A palestra deu continuidade às atividades, no segundo dia do tradicional evento promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM.
 
De acordo com Baltazar, essa é uma preocupação do Governo do Estado, pois os Ceasas dos estados sulistas, que costumeiramente fornecem alimentos para a região, não conseguirão manter a demanda interna e externa durante o evento esportivo. Ela também diminuirá os efeitos da redução da jornada de trabalho dos caminhoneiros e terá posição privilegiada para atender os estados da região Norte. Estima-se que haverá redução de 30% nos preços de frutas importadas.

O superintendente acredita que a execução do projeto ocorrerá de forma ágil, pois será feita pela iniciativa privada, vencedora de licitação, o que dispensa realização de processos burocráticos. A Central mato-grossense será construída na Rodovia dos Imigrantes e, apesar de ser administrada por empresários, sofrerá fiscalização por parte do poder público.

O projeto inclui: área restrita de comercialização para pequenos compradores, como restaurantes e hotéis; shopping de produtos atípicos e serviços, como farmácias, bancos e correios; espaço para fracionamento das compras; mercado das flores para atender a produção regional, inclusive de grama; Câmaras de frios, onde será permitido apenas a armazenagem de LFVs e pescado; estrutura de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT); e espaços para venda alugados por dia. 

Por medidas de segurança, apenas será permitida a entrada de pessoal cadastrado. As embalagens também serão fornecidas pela Ceasa, padronizadas e identificadas, e passarão por processo de limpeza na sede da Central.
 
A Sedraf também está trabalhando junto aos consórcios municipais para viabilizar a construção de Packing Houses. Os espaços permitirão a classificação dos produtos na própria região e a distribuição direta para municípios próximos, com intermédio da Central em Cuiabá, reduzindo custos de operação.
 
O secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Renaldo Loffi, alertou os secretários para o trabalho com os produtores. “Devemos nos antecipar e começar a organizar a produção, para começar as vendas após a inauguração”, explicou.
 

Confira abaixo a programação desta quarta-feira
 
23 DE OUTUBRO  - 4ª FEIRA
 
08:00 h – Apresentação Ceasa (Baltazar Ulrick)
 
08:30 h – Geoprocessamento – Secid (Vivian Daniele Pires – Sec. Adj. Gestão Metropolitana)
 
09:10 h - Proposta de Criação do Programa de Municípios Sustentáveis Mato-grossenses - (Irene Duarte – ICV)
 
09:50 h – Apresentação do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura (João Pedro Valente)
 
10:15 h – Descentralização Ambiental – Sema (Lourival Vasconcelos)
 
11:00 h – Caso do Município de Lucas do Rio Verde com Gestão Ambiental Descentralizada (Luciane Copetti)
 
11:30 h – Anamma - Secretário Executivo Anamma Nacional (João Ricardo Caetano) Secretária Municipal de Sinop (Cristina Ferri)
 
14:00 h – Desenvolvimento Rural e Organização para Comercialização/Agroindústrias como Alternativa de Renda – Emater/PR (Carlos Roberto Strapasson)
 
15:00 h – Ações Integradas de Economia Solidária como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento Local e Territorial (Rosa Morcelli)
 
15:40 h - Políticas Públicas do Mapa para o Cooperativismo (Ericson Camargo Chandoha – Mapa/Denacop)
 
16:15 h – Mesa Redonda Cooperativismo, Associativismo, PNAE, PAA e Inclusão Fiscal do Produtor Primário (Seduc, Conab, Consea, Sedraf, Sebrae)
 
17:15 h – Caso Cooperativismo Coopernova – Terra Nova do Norte/MT (Daniel Robson da Silva)
 
17:45 h – Painel sobre Regularização Fundiária e Ambiental
 
(Incra, Intermat, Terra Legal, Anoreg)
 
18:40 h – Encerramento






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/4541/visualizar/