Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica Brasil
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 16:11

    Imprimir


A qualificação profissional é item indispensável na contratação de novos talentos para compor uma equipe em qualquer setor de negócios. A preocupação com a mão de obra qualificada fez a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) investir em eventos que priorizem a capacitação de profissionais que atuam em bares e restaurantes, como é o caso dos encontros regionais que acontecem quatro vezes ao ano em diferentes regiões brasileiras.

Em Mato Grosso, o  18º Encontro Regional da Abrasel-MT será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.encontroabraselmt.com.br. O evento conta ainda com a parceria do SEBRAE e do SENAC.

Em recente visita à Cuiabá, o presidente da Abrasel Nacional, Pedro Hoffmann comentou a dificuldade do setor com a falta de mão de obra qualificada. “Esse não é um problema que atinge apenas o nosso setor atualmente. Mas o nosso desafio constante tem sido investir na profissionalização, seja por meio de palestras, por oficinas e até workshops que agreguem ainda mais conhecimento aos trabalhadores do ramo”, informou o presidente.

Outro fator que tem sido constante preocupação de empresários do ramo, segundo Hoffmann, é a queda de 20% do faturamento nos primeiros meses do ano e que ainda está refletindo no setor. Em Mato Grosso, estima-se que essa queda chegou a 25%. “Nesse período tivemos uma pequena queda na procura, porém, o que mais motivou essa retração foi o aumento da oferta e a falta de demanda”, disse o dirigente da Abrasel.

O setor está se recuperando aos poucos, porém o presidente afirma que a concorrência entre bares e restaurantes só tende a aumentar. Uma das justificativas para o grande interesse de empresários no setor pode ser a Copa do Mundo de 2014, que acontece em 12 capitais de diferentes regiões brasileiras.

“É difícil estimar o crescimento do setor até a Copa. E para nós, também continua sendo uma incógnita como será o período “pós-Copa” no Brasil. Poderá haver falta de crescimento em diversos setores do comércio? Sim, existe essa possibilidade. Mas também temos que pensar que após os jogos mundiais, o turismo pode crescer vertiginosamente, só não temos como prever”, destacou Hoffmann.

ENCONTRO REGIONAL

A realização do 18º Encontro Regional da Abrasel está animando empresários de Mato Grosso. Só no Festival Gastronômico, 17 estabelecimentos já confirmaram presença. O encontro faz parte do calendário nacional da associação, que realiza a ação em mais três localidades diferentes.

 Para Hoffmann o objetivo dos encontros regionais é claro. “Precisamos disseminar a cultura da gastronomia em diferentes regiões do país, e consequentemente fomentar esse setor que está em expansão”, pontuou o presidente nacional.

“É a primeira vez que Mato Grosso recebe um evento desse porte, com o apoio da Abrasel. Temos como foco a troca de experiências e a união de empresários do setor. Nossa expectativa para o evento é a melhor possível”, disse o presidente da Abrasel-MT, Luis Fernando Nonato.
 





Fonte: A

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/4618/visualizar/