Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Dezembro de 2013 às 10:08
Por: Juliana Braga

    Imprimir


Dois dias após a Organização Mundial do Comércio (OMC) fechar um acordo histórico para facilitar o comércio internacional, a presidente Dilma Rousseff utilizou nesta segunda-feira (9) sua conta no microblog Twitter para celebrar os resultados da conferência realizada em Bali, na Indonésia, e enfatizar que a negociação será positiva para o Brasil.



O encontro, que durou quatro dias na Oceania, destravou a rodada de Doha – uma série de reuniões iniciadas em 2001, que visam discutir regras para tornar mais ágil o comércio entre os países. Desde 2008 as negociações estavam paralisadas.


 
"Os resultados da Conferência da #OMC são amplamente positivos para o Brasil, pois facilitam o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros. #OMC", escreveu a presidente na rede social.


 
Segundo Dilma, os tratados multilaterais são alternativas para os países pobres serem ouvidos pelas nações mais ricas. "As saídas dos impasses globais estão em acordos multilaterais, onde todos tem voz, e não na imposição dos dos +  fortes sobre os + fracos", complementou.


 
O impasse foi destravado na reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), dirigida pelo diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. A presidente elogiou a atuação do dirigente da OMC. "O acordo de Bali demonstra nosso acerto ao indicar o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo p/ dirigir a #OMC."


 
Agricultura


 
O pacote, conhecido como "Doha Light", compreende três pilares: agricultura, com um compromisso de reduzir os subsídios às exportações; a ajuda ao desenvolvimento, que prevê uma isenção crescente das tarifas alfandegárias para os produtos procedentes dos países menos desenvolvidos, e a facilitação de intercâmbios, que pretende reduzir a burocracia nas fronteiras.


 
Na visão de Dilma, o acordo assinado na ilha da Indonésia irá potencializar as vendas de produtos agrícolas brasilerios para o exterior. "Bali determinou programa de trabalho para a retomada da negociação dos temas da Rodada Doha, de nosso grande interesse, como a agricultura", destacou a chefe do Executivo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/899/visualizar/