Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Julho de 2016 às 18:01
Por: Rafael Costa - Folha Max

    Imprimir


Mauro cresce 8,2% num mês num comparativo das pesquisas Mark
Mauro cresce 8,2% num mês num comparativo das pesquisas Mark

Às vésperas de anunciar candidatura ao segundo mandato, o prefeito Mauro Mendes (PSB) lidera as pesquisas de intenção voto na disputa pelo comando do palácio Alencastro. De acordo com levantamento do instituto de Pesquisa Mark em parceria comFOLHAMAX realizado entre segunda e quarta-feira desta semana, Mendes tem a preferência de 37,6% do eleitorado na modalidade estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma relação dos nomes dos pré-candidatos.

O procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro (PSOL), é o segundo colocado com 11,8%. O terceiro colocado é o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) com 3,7%.

A pré-candidata Serys Slhessarenko (PRB) registra 2%. O superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, empresário João Dorileo Leal (PSDB), registra 1,7%.

O ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, pré-candidato pelo PDT, registra 1,5%. O empresário Donizete da Castrilon (PTB) é o último colocado com 1,3%.

Se somar todos eventuais adversários, o prefeito socialista ainda tem folga eleitoral. Seriam 22% contra 37,5%, o que sinaliza uma vitória já no primeiro turno com base nos votos válidos.

Votos brancos e nulos somaram 13%. Não souberam ou não responderam 27,5%.

Na última pesquisa da Mark, em maio, o prefeito socialista tinha 29,4% neste mesmo cenário. De lá para cá, ele cresceu 8,2%.

Em um segundo cenário da pesquisa estimulada, o prefeito Mauro Mendes lidera novamente com 40,2% das intenções de voto. Em segundo aparece o Procurador Mauro com 13,7%. O terceiro é o deputado federal Valtenir Pereira com 4,3%. O pré-candidato pelo PDT, Julier Sebastião, é o último com apenas 1,7%.

Votos brancos e nulos somam 13,8%.Não souberam ou não responderam 26,3%.

grafico-estimulada.jpg

ESPONTÂNEA

Na modalidade espontânea, quando o eleitor afirma em quem pretende votar sem ser apresentado a nenhuma relação de pré-candidatos, o prefeito Mauro Mendes lidera com 18,2%. O Procurador Mauro registra 2,2%.

Estão empatados tecnicamente com 0,8% o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) e o ex-vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral (PT). Os dois não serão candidatos neste ano, sendo que o peemedebista é pressionado por aliados partidários para entrar na disputa.

O deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) aparece com 0,7%. A pré-candidata Serys Slhessarenko (PRB) registra 0,3%. Aparecem empatados tecnicamente com 0,2% o empresário Donizete Castrillon e o empresário João Dorileo Leal.

Votos brancos e nulos somam 14,2%. Não souberam ou não responderam 62,4%.

grafico-espontanea.jpg

SEGUNDO TURNO

O Instituto Mark ainda produziu pesquisas estimuladas em relação a um eventual segundo turno. Em todas as disputas, o prefeito Mauro Mendes lidera todos os cenários.

Em um embate com o Procurador Mauro, Mendes registra 41,9% enquanto o candidato do PSOL aparece com 15,6%. Votos brancos e nulos somam 13,8%. Não souberam ou não responderam 28,6%.

No cenário polarizado com Julier Sebastião, Mauro Mendes aparece com 45,3%. O ex-juiz federal registra 3,2%. Votos brancos e nulos somam 17,4 e não souberam ou não responderam 34,1%.

Mauro Mendes ainda lidera com 43,6% a disputa polarizada com o deputado Valtenir Pereira. O parlamentar registra 10% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 17,3%. Não souberam ou não responderam 29,1%.

Em um sexto cenário de segundo turno, Mauro Mendes lidera com 45,1% das intenções de voto contra 3,8% do empresário da comunicação João Dorileo Leal (PSDB). Votos brancos e nulos somam 17,8%. Não souberam ou não responderam 33,3%.

No sétimo cenário da modalidade estimulada de segundo turno, Mauro Mendes registra 45,8% enquanto Serys Slhessarenko (PRB) com 2,7%. Votos brancos e nulos somam 18,3%. Não souberam ou não responderam 33,3%.

No último cenário, Mauro Mendes lidera com 45,5% enquanto o empresário Donizete da Castrilon registra 2%. Votos brancos e nulos somam 18%. Não souberam ou não responderam 34,5%.

A pesquisa do Instituto Mark realizada no período de 18 a 20 de julho está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso sob o número MT-007922016. O registro ocorreu no dia 15 de julho. No total, foram entrevistadas 601 pessoas em 125 bairros. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

estimulada-prefeito2.jpgestimulada-prefeito3.jpgestimulada-prefeito4.jpg

estimulada-prefeito5.jpg

estimulada-prefeito6.jpg
estimulada-prefeito7.jpg
estimulada-prefeito8.jpg
mark-bairros2.jpg
mark-bairros.jpg




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9542/visualizar/