A eleição do próximo ano deve trazer algo atípico para Primavera do Leste. Os irmãos Zeca (PDT) e Getúlio Viana (PR) devem dividir palanque com o rival e atual prefeito da cidade, Érico Piana (DEM). Para analista político, a questão precisa ser bem trabalhada para não causar desgastes à candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao governo do Estado na região.
Em nível estadual, o DEM se tornou aliado de primeira hora do PDT. No município, todavia, os grupos estiveram em lados opostos nos últimos pleitos. No ano passado, por exemplo, Érico derrotou o filho de Zeca, Mateus Viana (PDT) na disputa pela prefeitura.
Louremberg Alves, analista político, avalia a situação como delicada. Segundo ele, é preciso lembrar as eleições de 1998, quando o então candidato favorito ao governo, Júlio Campos – à época filiado ao PFL - se aliou com seu adversário político Carlos Bezerra (PMDB). “A população não entendeu aquela aliança e faltou habilidade política”, diz.
Conforme o analista, o hoje democrata e o peemedebista não souberam explicar para a população que eram adversários e não inimigos. “Tanto Bezerra quanto Júlio tiveram a mesma origem partidária, mas não explicaram para a população”.
Para Louremberg, se não haver habilidade, mesmo em um cenário restrito ao município, o desgaste pode respingar em Taques.
ENCONTRO - Neste fim de semana o DEM realiza um encontro em Primavera do Leste com a finalidade de apresentar o projeto político da legenda para a eleição de 2014. Todas as lideranças estaduais devem estar presentes.
“Estaremos discutindo melhores rumos para o Estado, para geração de emprego e renda, assim como alternativas para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense”, afirma Júlio Campos. (TA)