Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 19 de Dezembro de 2013 às 15:27

    Imprimir


Polícia Civil / Divulgação
Até agora, 36 pessoas foram indiciadas pelos golpes
Até agora, 36 pessoas foram indiciadas pelos golpes
As investigações coordenadas pela Polícia Civil de Minas Gerais na Operação Hemostase, que indiciou 36 pessoas por envolvimento em fraudes de vestibulares de Medicina apontou ainda que a quadrilha aplicava o golpe no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com as apurações, em Barbacena, na Zona da Mata, os criminosos repassaram gabaritos com o resultado das provas para garantir aprovação dos candidatos.
 


 
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19), pelo delegado responsável, Fernando José Barbosa Lima. Ele entregou o caso à Polícia Federal, que tem a atribuição de investigar fraudes nos exames do Governo Federal. O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Paulo Henrique Barbosa vai apurar as denúncias acerca do ocorrido nas provas do Enem.


 
Esquema


 
Pelo menos um fiscal de prova em Barbacena, na Zona da Mata, foi subornado para dar acesso de gabaritos a membros da quadrilha. Dois cadernos de prova de cor amarela foram apreendidos em 3 de dezembro com um dos chefes da quadrilha, José Cláudio de Oliveira, 41 anos. A PF conseguiu cerca de 30 gravações entre ele e Quintino Ribeiro Neto, 63 anos, que também coordenava as ações do grupo. No material também há SMS em que eles comemoram o índice de acertos das questões. Os dois estão presos em Caratinga (MG), assim como três envolvidos em fraudes em vestibulares de medicina.


 
Pessoas chamadas de “pilotos” realizavam as provas, com o objetivo de garantir 75% de acerto nas questões e, em seguida, saíam rapidamente para entregar os resultados aos coordenadores da organização. Assim, eles enviavam, por SMS ou ponto eletrônico, o gabarito para os candidatos. O preço da fraude variava entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.


 
O caso é investigado há nove meses. De acordo com a polícia, o inquérito já atinge 3.000 páginas. Segundo a polícia, a operação foi denominada hemostase em referência a procedimentos realizados para estancar hemorragias.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/103/visualizar/