Um trabalhador morreu soterrado em um garimpo na tarde de ontem (5), no município de Juína (795 km a noroeste de Cuiabá). Colegas do trabalhador ainda tentaram salvar o garimpeiro com uma retro escavadeira.
De acordo com informações da Polícia Civil de Juína, o acidente aconteceu logo após os funcionários do Garimpo Chapadão II, localizado aproximadamente a 30 quilômetros da sede do município, voltarem do almoço.
De acordo com informações da Polícia Civil, Valtinez de Oliveira, de 42 anos, trabalhava em uma “maraca”, equipamento que suga o cascalho para ser lavado, quando um barranco de aproximadamente 20 metros de comprimento desmoronou. Outros quatro trabalhadores estavam no local, mas conseguiram fugir a tempo.
Colegas do trabalhador chegaram a usar uma retroescavadeira na tentativa de resgatar Valtinez, contudo a operação fracassou, pois o trabalhador já estava morto, sufocado pela terra.
No processo de salvamento, o equipamento também acabou cortando a barriga do garimpeiro.
Conforme a assessoria da Polícia Civil, o corpo de Valtinez foi transladado para Juína, onde passará por necropsia e posteriormente será liberado para os familiares.
A assessoria afirmou a polícia ainda está investigando as causas do incidente. A polícia trabalha com a hipótese de acidente de trabalho por conta do alto volume de chuvas na região.
A falta de condições de segurança em garimpos no interior contribui para as mortes. Na maioria das vezes longe do alcance da fiscalização, muitas mineradoras não obedecem regras básicas de segurança, colocando em risco a vida dos trabalhadores.