A Secretaria Municipal de Transportes concluiu, anteontem, mais uma galeria para o escoamento das águas pluviais. Fica na Linha Colombo, no distrito de Primavera, e foi construída em parceria com os produtores e uma empresa privada de coleta de lixo. É em concreto armado com as medidas de 3,80 metros por 8,20 metros, beneficia de forma direta mais de 30 produtores.
Os trabalhos de recuperação e ampliação do escoamento das águas das chuvas nas estradas vicinais visam controlar a erosão e evitar enchentes. Nos últimos dois meses, foram feitas outras duas galerias pluviais, sendo uma na Linha 404 - no km 55, e outra na Travessa Presser, ambas com a extensão de nove metros cada. Além de dois bueiros também na Travessa Presser, um bueiro na fazenda Maritacá e a recuperação de outro nas proximidades do Portal do Verde.
De acordo com a secretaria, o material usado na construção das galerias é concreto armado, com pedra, ferro e cimento. Visando baixar ainda mais o custo da construção, e assim poder beneficiar mais produtores que usam as estradas diariamente. Para o próximo ano a Prefeitura estuda a possibilidade de montar uma equipe especializada e uma mini fábrica na secretaria de Transportes, para a fabricação do concreto armado usado na construção de galerias.
Estradas como a Linha 404 dão acesso a inúmeras fazendas e normalmente estão cheias de caminhões que escoam boa parte da safra do município. Por isso, além das galerias, a secretaria fará o cascalhamento das Travessas Gazola e Copacel, na São Luis Gonzaga, ambas na Linha 404.
Com o início das chuvas, a manutenção das estradas e a construção das galerias deverão garantir o livre acesso dos produtores e completo escoamento dos grãos. As melhorias planejadas em Sorriso incluem ainda a recuperação de estradas, elevação, realinhamento, alargamento ou construção de canais. Estradas como a MT 222, MT 358, MT 242, Vale do Verde e Linha Barreiro deverão receber os reparos necessários até o final do ano.
A informação é da assessoria da prefeitura.