Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Dezembro de 2013 às 19:19
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Moção de Congratulação foi apresentada na sessão vespertina, desta quarta-feira, dia 04, na data em que se comemora o dia deste profissional.


 
 
Como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos peritos criminais em todo o Estado, o deputado Ademir Brunetto (PT) apresentou uma moção de Congratulação aos profissionais que 
comemoram no dia 04, o dia do Perito Criminal.



 
Apesar da data ser de comemoração a classe decidiu fazer um protesto e  suspendeu durante todo o dia de ontem o expediente interno. Somente uma equipe atuou para atender as ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande. 
 


 
Em uma das iniciativas, a categoria percorreu os gabinetes dos parlamentares na Assembleia Legislativa a fim de chamar à atenção quanto a melhorias para categoria responsável por realizar procedimentos em várias áreas. Entre as principais reclamações estão à estrutura precária, falta de equipamentos, redução do orçamento em 2014 para a área de Segurança Pública, o não pagamento da insalubridade e a falta de um reajuste salarial.


 
 
Em visita ao gabinete do deputado Brunetto, a classe pôde expor suas dificuldades e solicitou o apoio do deputado para as suas demandas. O parlamentar disse saber dos problemas enfrentados pelos profissionais e se colocou a disposição para colaborar com as reivindicações feitas por eles. “O governo estadual precisa  contemplar esses  profissionais, com salários dignos, além de contratar especialistas em todas as áreas técnico-científicos possíveis para que se fortaleçam ainda mais os procedimentos investigativos dentro de Mato Grosso”, avaliou Brunetto.
 


 
O deputado lembrou que somente nos últimos anos, a profissão passou a ser reconhecida pela população em razão dos seriados de TV , que mostram a rotina deste profissionais.


 
 
São funções do perito criminal a localização das provas, o estudo do corpo do objeto, a realização de exames laboratoriais específicos, a análise de todas as informações das quais se dispõe e reconstituir a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas. As provas técnicas possuem tamanha importância em um processo, que não são descartadas nem mesmo quando o réu é confesso. A área é muito ampla e complexa.
 


 
Estes profissionais também são responsáveis por realizar as perícias nos locais de crimes que deixam vestígios; os resultados desses trabalhos são os laudos periciais. Esses documentos oficiais servem como provas perante a Justiça, contribuindo de forma importantíssima para a elucidação dos casos. 


 
 
“A homenagem é simbólica para estes profissionais que realizam uma atividade tão importante e que tem em seu ofício a oportunidade de fazer com que a justiça seja feita. Eles, através de seus laudos, fazem a prova real do que realmente aconteceu”, destacou o parlamentar.


 
 
O Dia Nacional do Perito Criminal foi uma homenagem ao patrono desses profissionais, Otacílio de Souza Filho, que morreu tragicamente no dia 04 de dezembro de 1.976. Nesse dia, Otacílio periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, quando sofreu uma queda de um precipício, no interior do Estado de Minas Gerais (MG). A oficialização da data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, e passou a fazer parte do Estatuto da classe. Esse exemplo é apenas um de muitos casos que ocorrem no decorrer do trabalho desses profissionais, que são peças importantes no contexto investigativo. No calendário oficial brasileiro, o dia foi instituído pela Lei nº 11.654/08.
 


 
Em Mato Grosso, atualmente, existem cerca de 140 peritos, incluindo nesse número os gestores que não saem às ruas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/1167/visualizar/