A população do município de Sinop (500 km ao Norte) recebeu um importante alerta sobre os riscos do consumo de drogas lícitas e ilícitas, no último domingo (01.12), durante a caminhada “Toque de Proteger”. A ação foi promovida pela Prefeitura, com apoio do projeto De Bem Com a Vida, da Polícia Civil, Câmara Mirim, e Rotaracty.
Representantes das entidades saíram pelo centro da cidade conscientizando pessoas, principalmente os jovens, sobre os riscos do uso do álcool, das drogas e do narguilé. A lei municipal “Toque de Proteger”, que limita horário de permanência de menores nas ruas sem um responsável, também foi apresentada.
A caminhada foi realizada no centro de Sinop levando informações para mais de 800 pessoas, que receberam folhetos orientativos sobre lei municipal, drogas e o álcool.
“É muito bom esse tipo de trabalho, tem que ter essa lei mesmo, pois aqui na avenida há muitos jovens, muitos menores, consumindo álcool e fumando narguilé e esse tipo de trabalho ajuda na conscientização”, observou o autônomo João Carlos da Silva sobre a lei municipal que proíbe o uso de narguilé em vias públicas, aprovada este ano pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Juarez Costa.
A caminhada Toque do Bem foi o primeiro passo das ações que a Câmara e a Câmara Mirim irão realizar em parceria com a Polícia Civil para coibir a permanência de menores nas ruas sem um responsável a partir das 22 horas (21 horas para menores de 14 anos) e o uso do álcool, drogas e narguilé.
O projeto De Bem Com a Vida é na região de Sinop é coordenado pelo delegado Pablo Borjes Rigo juntamente com o investigador Cleverson Hanse e a escrivã Samira Brito Feguri.