As vendas de smartphones continuam em alta no Brasil. O comércio de “celulares inteligentes” registrou novo crescimento no último trimestre, finalizado no mês de setembro. De acordo com dados da empresa de consultoria IDC, a alta foi de 147% em relação ao mesmo período do ano passado. Já se a comparação for com os três meses anteriores, ela é de 20%.
Os features phones – “celulares comuns” – tiveram queda de 33% em relação ao terceiro trimestre de 2012 e de 5% comparado aos meses anteriores. Entre julho e setembro de 2013, foram vendidos 10,4 milhões de smartphones e 7,5 milhões de feature phones, totalizando 17,9 milhões de aparelhos.
“Além da redução no valor do ticket médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil já voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho [smartphones]”, explica o Analista de Mercado da IDC, Leonardo Munin.
Outro fator que pesou para que as vendas da categoria continuassem crescendo foi a chegada de novas empresas. Com isso, a variedade de preços e de aparelhos aumentou. “Esta situação permitirá que a nova classe C brasileira entre de vez neste mercado o que poderá impulsionar mais as vendas dos celulares inteligentes”, afirma Munin.
“A IDC acredita que existem dois movimentos de transição simultâneos no mercado. Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada e quem já tem um dispositivo com dados está comprando um smartphone mais robusto, mais premium”, completa o executivo, prevendo a continuidade da curva ascendente do comércio dessa categoria de eletrônico.
Entre os smartphones vendidos no Brasil, 90% tinham o sistema operacional móvel Android. As demais plataformas não tiveram números divulgados. Mundialmente, as vendas desses aparelhos cresceram 39% em relação ao ano passado no mesmo trimestre, com 468 milhões de unidades comercializadas. Deste número, mais de um terço é da China, de acordo com a IDC.