Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cultura
Quinta - 19 de Dezembro de 2013 às 16:25

    Imprimir


Jonathan Souza
O município de Nova Marilândia vai comemorar a partir desta quinta-feira (19.12) mais um aniversário de emancipação político administrativa, e para isso várias atividades foram preparadas para marcar a data e demonstrar a transformação que ocorreu na cidade desde sua emancipação até agora, quando saiu da condição de submissão econômica para se tornar referência estadual e nacional de desenvolvimento econômico e social.
 
 
O atual prefeito Wener Santos, não tem medido esforços para tornar a cidade cada vez mais independente e siga fortemente seus passos na busca pelo crescimento econômico e social, principalmente transformando a vida de centenas de pessoas, que vivem da sua principal atividade econômica, a avicultura, responsável pela mudança causada não apenas em Nova Marilândai, como em praticamente todas as cidades a sua volta.
 
 
“É um orgulho estar comemorando mais um aniversário desta cidade, temos muito que comemorar neste ano, uma vez que avançamos de forma muito positiva na consolidação de nossa economia” disse Santos.
 
 
O Chefe do Executivo Municipal enfatizou a importância econômica da cidade no contexto estadual, movimentando toda a economia regional e transformando a realidade de muitas pessoas que moram no seu entorno, lembrando inclusive do que era a cidade a mais de 10 anos atrás.


 
 “De lá para cá muita coisa mudou, aquela pequena vila se tornou uma cidade forte, pujante, em franco desenvolvimento e hoje ajuda a movimentar a economia das cidades em volta. Estamos trabalhando para que ela cresça ainda mais e possa seguir realizando o sonho de milhares de pessoas” frisou o prefeito.  
 

 
A administração municipal preparou várias atividades, que terá inicio as 18h00 desta quinta-feira (19.12), com a visita, lançamento e inauguração de diversas obras, em seguida uma solenidade na Câmara Municipal fará a entrega de diversos títulos de cidadão a pessoas que reconhecidamente prestaram relevantes serviços a cidade. Um grande show com a dupla JB e Rodrigo animará a festa de aniversário, no Centro de Eventos de Nova Marilândia.


 
Na sexta-feira (20.12) a partir das 22hs, no Centro de Eventos, shows com Maria Banda Show e a Dupla Neto e Diego.


 
Os eventos comemorativos ao aniversário da cidade, contarão com a presença de secretários estaduais, deputados estaduais, federais, senadores e lideranças políticas regionais e locais.
 
 
 
História de Nova Marilândia
 
 
As origens de Nova Marilândia provém do garimpo de diamantes, atividade desenvolvida na região desde o século XVIII.
 
 
A denominação é referência ao Ribeirão Maria Joana, segundo dados históricos, recebeu como homenagem a uma mulher, chamada Maria Joana e que muito ajudou aos garimpeiros em 1958, período em que chegou a região Manoel Rodrigues de Araújo, fundador da localidade.
 
 
Fontes históricas sobre a pessoa de Maria Joana são contraditórias. Dizem que foi uma índia velha, muito boa para os garimpeiros, e em sua homenagem deram o nome ao rio situado à esquerda de uma antiga aldeia indígena. Outra fonte afirma que Maria Joana era compradora de diamantes - uma capangueira - no jargão garimpeiro, e que ajudava o povo de modo decisivo.
 
 
De qualquer forma, o lugar passou a ser chamado de Garimpo da Maria Joana, sendo que alguns anos depois foi mudado para Marilândia. A troca de nome se deveu a Alinor Luíz da Silva, Gerônimo de Moraes Cajango e José Pinto Ferreira, que receberam apoio e o de acordo do padre Agostinho, que mais tarde seria bispo de Diamantino.
 
 
Ao ser criado o município de Marilândia incluiu-se o termo Nova, para diferenciá-lo de outro, já existente no Estado do Paraná. O município de Nova Marilândia foi criado em 19 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.900.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/153/visualizar/