A sonda "Chang E III", que inclui o primeiro robô de exploração da superfície lunar da China - "Yutu", ou "Coelho de Jade" -, será lançada ao espaço na próxima segunda-feira, anunciou neste sábado o órgão responsável pelo programa espacial do país.
Esta será a primeira vez que a China tentará uma aterrissagem na superfície lunar e o envio de um robô de exploração.
O lançamento vai acontecer na segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 1h30 locais (15h30 de Brasília do domingo), no Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, no centro do país.
Os preparativos estão sendo desenvolvidos com normalidade, segundo o Centro e, caso o lançamento seja bem-sucedido, espera-se que a sonda, formada pelo robô e um dispositivo de aterrissagem, chegue à superfície lunar em meados de dezembro.
A sonda, que junto com sua plataforma de lançamento já se encontra no Centro de Lançamento, faz parte da segunda fase do programa chinês de exploração do satélite terrestre.
A primeira fase incluía orbitar, a segunda prevê aterrissar na Lua e a terceira, retornar à Terra.
A China lançou sua primeira missão lunar, "Chang E I", em outubro de 2007, e a segunda no mesmo mês de 2010.
Em ambos os casos, as sondas orbitaram durante meses ao redor da Lua, para recolher imagens e informações, e caíram sobre o solo lunar assim que foi terminado seu período de atividade, de acordo com o previsto.
A China denomina seu programa lunar de "Chang E", uma homenagem a uma lenda tradicional oriental em que uma deusa com esse nome habita a Lua.
O robô explorador da superfície lunar que viajará nesta missão foi batizado como "Yutu" ("coelho de jade") em homenagem ao animal de estimação de cor branca que, segundo a tradição, pertence à deusa que vive na Lua.
Os planos da China incluem o envio de uma quarta sonda em 2015 e outra em 2017, que completará a terceira fase do programa, conseguir o retorno à Terra.
Mais tarde, em uma data ainda não estipulada, a República Popular planeja enviar missões tripuladas à superfície lunar.