A elaboração de um perfil atualizado da economia e da atividade produtiva em Mato Grosso, formatando estratégias e apontando soluções através do debate entre os vários segmentos, é o principal objetivo da Assembleia Legislativa ao promover o 1° Seminário “Cenários Estratégicos de Mato Grosso" que acontece na próxima segunda-feira (2).
O evento vai reunir especialistas, autoridades, gestores públicos e entidades privadas para analisar e discutir os cenários econômicos e sociais do estado e suas perspectivas, contribuindo para o planejamento de ações a curto e médio prazos.
Temas fundamentais para o desenvolvimento do estado, como os gargalos logísticos, as barreiras para a produção e transporte, a industrialização e o comércio exterior serão abordados por palestrantes renomados do cenário político e econômico do Brasil.
Entre os convidados estão o diplomata João Carlos Parkinson de Castro, do ministério das Relações Exteriores, o Conselheiro Comercial da Embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan e o técnico do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Carlos Wagner de Albuquerque Oliveira. O senador Blairo Maggi (PR) e o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, participarão como debatedores ao lado dos presidentes da Famato, Fiemt e CDL.
Segundo o deputado José Riva (PSD), que fará a palestra de abertura do evento (Cenários Logísticos na Economia de MT), o seminário surgiu da necessidade de propor alternativas à atual situação de Mato Grosso, que vem aumentando sua produção mas ainda não encontrou soluções para os problemas de logística que afetam todas as cadeias produtivas.
“A precariedade do sistema logístico brasileiro, sobretudo no setor de transportes, é o principal obstáculo para o desenvolvimento pleno de Mato Grosso e a desejada distribuição de benefícios entre a sociedade. Os mecanismos de superação tem que ser pensados agora, já perdemos muito tempo com a falta de planejamento. Nossa economia não cresce mais por conta da falta de infra-estrutura e perde competitividade, o que é vital no mundo moderno. Ou quebramos este círculo vicioso agora, ou no futuro próximo ele nos quebrará”, afirmou Riva.
O deputado lembrou que a retração do crescimento tem consequências negativas para toda a sociedade, pois se arrecada menos, se criam menos empregos e se gera menos renda em todos os setores. “O estado não consegue recursos suficientes para financiar as políticas públicas e o atendimento adequado ao cidadão em termos de saúde, educação e segurança”, explicou.
Debate oportuno- Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, que participará como debatedor, a discussão sobre os cenários logísticos é muito importante num estado onde o agronegócio tem participação preponderante no contexto econômico.
“Este debate é muito oportuno, precisamos discutir a situação e olhar para o futuro. Mato Grosso vive o impasse de ter uma das agriculturas mais eficientes do mundo, mas não consegue superar os entraves da logística. Temos que transformar nossas dificuldades em oportunidades, atraindo investimentos em outros modais como ferrovias e hidrovias, além de diversificar a produção e agregar valor, o que também reduz os problemas de armazenamento e transporte”, afirmou.
Nos últimos quatro anos, a produção de grãos em Mato Grosso passou de 22 milhões de toneladas para 46 milhões de toneladas. No mesmo intervalo, as condições de transporte para escoar os produtos permaneceram as mesmas, destacou Prado.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Paulo Gasparotto, um dos princípios que regem a democracia é justamente a possibilidade de discutir com toda a sociedade os problemas estruturais e conjunturais que afetam a todos.
“O seminário oportuniza esta discussão envolvendo todos os interessados no desenvolvimento do estado. O comércio também é afetado pela falta de infra-estrutura e de logística. Os empresários poderão tomar conhecimento do que está sendo pensado pelos gestores públicos e privados e contribuir no encontro de soluções”, afirmou Gasparotto.
Ele ressaltou que uma boa logística se transforma em vantagem competitiva em diversos setores e especialmente no comércio, onde bom preço e qualidade também precisam estar aliados à entrega no prazo e ao deslocamento adequado dos produtos.
O professor Manoel Mota, da UFMT, destaca a relevância deste debate. "A discussão é importantíssima, pois é possível traçar e analisar os diferentes cenários, definindo estratégias que vão orientar o planejamento público e privado. Recebo com alegria o convite para participar dos debates, pois considero fundamental a discussão destes cenários econômicos, políticos e sociais, eixos de uma reflexão prioritária que deve ser feita por toda a comunidade", disse Mota.
Para o economista Maurício Munhoz, secretário de Serviços Legislativos da AL/MT e um dos idealizadores do seminário, o cenário econômico positivo no Brasil com o aumento do consumo interno e novos negócios nos últimos anos, não foi acompanhado de avanços significativos na infraestrutura do País. “Os desafios logísticos, pelo contrário, continuam a exigir dos gestores públicos e do empresariado soluções para não comprometer a saúde financeira dos estados e das empresas”, afirmou.