Em Goiás, foram decretadas oito prisões temporárias, 60 depoimentos obrigatórios em delegacias e 13 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, está o mentor de todo o esquema, identificado pelo nome de Valdimar Tomaz dos Santos, servidor da Ciretran de Uruana.
Segundo o delegado Joaquim Leitão Junior, o servidor é dono de uma autoescola, que está em nome do filho menor de idade, e seria o articulador do esquema.
O suspeito mantinha contato com pessoas dentro dos órgãos de trânsitos e autoescolas. Além disso, arregimentava candidatos para retirar de forma fraudulenta carteira de motorista em Mato Grosso, principalmente no polo de Barra do Garças.
“As investigações chegaram à conclusão de que tudo ou grande maioria desaguava nele. Ele aparece nas investigações como o chefe de todo o esquema. Todas as pessoas recorriam ao Valdimar, pois ele tinha contatos com pessoas do Detran”, explicou o delegado.
Valdimar atuava junto com Yuri Moreira e Silva, morador da cidade de Araguaiana, em Mato Grosso, que aparece como administrador responsável pela autoescola de Valdinei, em Uruana. (AR)