O estacionamento de uma das máquinas usadas nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em uma pista da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), durante o final de semana, causou um congestionamento ainda maior na região na manhã desta segunda-feira (25).
No trecho, localizado próximo à Avenida Mato Grosso (sentido Porto-CPA), a faixa de rolamento que permite a conversão à esquerda foi interditada e o tráfego está distribuído em apenas duas faixas desde sábado (23).
Em toda a Tenente-Coronel Duarte, entre a ligação da via com a Avenida XV de Novembro até à sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) – na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) –, está sendo feito o reforço do Canal da Prainha, para, posteriormente, ser feita a implantação da via permanente do VLT.
No trecho próximo à Avenida Mato Grosso, tráfego está liberado em apenas duas pistas A obra faz parte do pacote de implantação do novo modal na Grande Cuiabá, com vistas à Copa do Mundo de 2014, e integra o Eixo 1 (Aeroporto-CPA).
Orçado em R$ 1,477 bilhão, o projeto é executado por Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
Segundo o consórcio, no local ainda não há atividades previstas e a máquina ali estacionada estava sendo usada no trecho em obras próximo ao Crea, devendo ser removida dentro dos próximos dias.
Por enquanto, os trabalhos continuam concentrados próximo à sede do Conselho e do Colégio Liceu Salesiano São Gonçalo, no Porto.
Mais alterações
Nos próximos dias, o consórcio também irá mudar a rota dos motoristas que trafegam pela Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, no sentido Aeroporto-Cuiabá.
De acordo com a assessoria do consórcio, o fluxo será mantido, mas o tráfego – que hoje passa pela pista da esquerda (sentido contrário) será redirecionado para a pista da direita (sentido original), que se encontrava em obras.
A nova pista recebeu a primeira cada de pavimento e terá disponível, temporariamente, apenas uma faixa de rolamento, o que deve deixar o tráfego lento e demandar mais paciência dos motoristas que precisam passar pela via.
Esse novo desvio compreende um trecho de aproximadamente 800 metros, compreendido entre a saída do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a Rua São Caetano.
Segundo o consórcio, a alteração na rota é necessária para que tenham continuidade os trabalhos de drenagem e pavimentação da avenida, antes da implantação da via permanente do Eixo 1 do VLT (que possuioito metros de largura).
Além disso, a restrição na liberação da pista foi justificada como forma de dar segurança aos trabalhadores que também atuam na construção do novo calçamento ao longo da via. No local haverá circulaçãode máquinas e veículos de maior porte.
Conforme o consórcio, os próximos passos são a execução da pavimentação definitiva da avenida, bem como a sinalização horizontal e vertical e a execução dos projetos de iluminação e paisagismo, que já estão sob aprovação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e das prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá.
Para quem segue da região do Zero KM para ter acesso ao aeroporto, não haverá alteração da rota de desvio já implantada pelo consórcio e que passa pelas avenidas Ulisses Pompeu de Campos, Pedro Pedrossian e Filinto Müller.
Segundo o consórcio, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, já estão sendo realizados os trabalhos para implantação da via permanente, com parte da drenagem concluída. Também já foram construídas as tubulações subterrâneas com dutos para passagem de energia e sistema de telecomunicações do VLT.
A obra
Ao todo serão 22 km de via permanente, passando ainda sobre a ponte Júlio Muller, pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA), na linha 1, do Aeroporto ao CPA.
Na linha 2, do Centro ao Coxipó, a via permanente será instalada nos canteiros centrais das avenidas Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.