Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica Brasil
Domingo - 24 de Novembro de 2013 às 10:16

    Imprimir


Eleitores de 12 cidades brasileiras voltarão às urnas no domingo, 1º de dezembro, para escolher os prefeitos de seus municípios. Em todas as localidades, o pleito municipal de 2012 foi anulado pela Justiça Eleitoral, uma vez que o candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado. A data da eleição respeita a Resolução 23.280/10 do Tribunal Superior Eleitoral, segundo a qual as novas votações devem ocorre no primeiro domingo do mês.


 
Em Minas Gerais, serão promovidas novas eleições em quatro cidades. Em Água Boa, o prefeito Elimárcius Lacerda da Costa e seu vice, Jairo Martins, foram cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Outro município que terá nova disputa é Montezuma, consequência da cassação por captação ilícita de sufrágio e conduta vedada a agente público Erival José Martins e Maristane Vieira de Sá, respectivamente prefeito e vice-prefeita. A dupla filiação partidária foi o motivou que causou o indeferimento do registro de Karla Pessamilio de Souza Lopes, levando a população de Mathias Lobato novamente às urnas. A quarta cidade mineira a ter eleição é Santa Helena de Minas, consequência da cassação de Aldenes Franco e Raul Rodrigues Salomão Neto por conduta vedada a agente público.


 
Em São Paulo, voltarão às urnas os moradores de Descalvado e Santana do Parnaíba. Em Descalvado, a eleição foi anulada após o prefeito eleito, José Carlos Calza, ter o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral, consequência da rejeição das contas relativas ao período entre 2005 e 2008, quando Calza comandou a cidade. Já em Santana do Parnaíba, o novo pleito é necessário porque o registro da candidatura de Antonio da Rocha Marmo Cezar foi indeferido em consequência da rejeição de suas contas em 2000, quando presidia a Câmara de Vereadores.


 
Também ocorrerão novas eleições em Palestina (AL), na cearense Tarrafas, em Pires do Rio (GO), Água Azul do Norte (PA), Lajes Pintadas (RN) e na gaúcha Colinas. Desde janeiro, já promoveram novos pleitos 65 cidades de 19 estados, sendo que São Paulo e Rio Grande do Sul lideram a lista, com disputas em 11 municípios. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2098/visualizar/