Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Domingo - 24 de Novembro de 2013 às 05:28
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Entrou em vigor, na sexta-feira a resolução que transfere a administração do Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A reestruturação da unidade começará em maio de 2014. 


 
A resolução publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) mostra que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinou contrato com a EBSERH no último dia 12. A empresa é vinculada ao Ministério da Educação e foi criada em 2011 para administrar os hospitais universitários federais. 


 
No ano passado, o tema causou polêmica e protestos entre professores e alunos que alegavam que a empresa representaria a privatização do hospital e com isso a queda na qualidade dos serviços. 


 
Conforme Francisco Souto, professor titular de clínica médica da UFMT e membro da comissão formada pela universidade para debater o tema, o Júlio Muller correu risco de perder 300 funcionários temporários porque os contratos teriam sido considerados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 


 
Ele afirmou que o hospital não deixará de ser administrado pela universidade. “Na realidade, será uma cogestão, pois até mesmo o superintendente do Hospital é escolhido pela reitora da universidade”. 


 
Francisco rechaçou qualquer tipo de comparação com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), que gerem alguns hospitais públicos do Estado. “A diferença é brutal. Não terá nenhum tipo de edital para que empresas privadas possam administrar. É uma organização pública”. 


 
Segundo o professor, a reestruturação do Julio Muller começará a partir de maio de 2014, com a implantação de um novo plano. “Estamos negociando os trâmites e realizando uma série de estudos e levantamentos de dados para estruturar o hospital.” 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2109/visualizar/