O trecho da MT-020 que liga Paranatinga (373 km ao sul da Capital) a Gaúcha do Norte (595 km ao norte da Capital) está intransitável e já causou prejuízos a transportadores de cargas vivas.
A lama alta já provocou o atolamento de 150 caminhões esta semana, que foram resgatados com apoio emergencial da Prefeitura de Paranatinga. A situação é crítica e preocupa os gestores de outras regiões do interior de Mato Grosso, que historicamente enfrentam problemas com a temporada de chuvas que se intensifica até fevereiro.
Em outubro iniciou a obra de asfaltamento da MT-020. Os trabalhos foram paralisados devido à ocorrência de chuvas, mas o que ficou parado no trecho entre as 2 cidades virou lamaçal.
Caminhoneiros de bitrens que transportam animais de corte perderam a carga pelos dias que ficaram atolados. “Começaram a fazer o asfalto, abandonaram a obra e começou a catástrofe”, conta o prefeito Vilson Pires (PRP).
Ontem, depois de dias atolados, os caminhoneiros foram resgatados. Mas, a orientação é que ninguém transite pela MT-020, que inicia em Planalto da Serra e termina em Canarana (823 km a leste da Capital). A passagem pela pista causaria a interrupção da viagem de caminhoneiros ou motoristas de veículo de passeio.
A rodovia estadual foi dividida em 6 lotes de 33 quilômetros cada para que o asfaltamento seja realizado. O fluxo de carga é grande pela região, da mesma forma que em outras cidades de Mato Grosso. No noroeste, os gestores públicos se preocupam com a intensificação das chuvas.
O secretário de infraestrutura de Cotriguaçu (950 km a noroeste da Capital), Gilmar Prange, diz que até o momento não há ocorrências de atoleiros. Mas, o cenário está sendo previsto para os próximos meses. A BR-174 foi recentemente federalizada. Mas, não recebeu ainda os trabalhos de asfaltamento.
O trecho ente Castanheira e Colniza é um dos mais críticos nesta época do ano.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) informou que iria fazer contato com o prefeito de Gaúcha do Norte para que a patrulha no município fosse “deslocada imediatamente para Paranatinga, a fim de realizar a manutenção na MT-020”. O engenheiro fiscal, responsável pela região, foi designado para avaliar a situação.
Em relação ao trecho da BR-174, que liga Castanheira a Colniza, a obra foi licitada, mas será iniciada somente em abril devido às chuvas do período. Segundo a Setpu, para amenizar a situação, o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) receberá R$ 4 milhões para dar manutenção do trecho. A liberação do outra metade do valor depende de liberação de recursos.