O governo do Estado promove, na segunda-feira (25), a formatura dos haitianos participantes dos cursos de pedreiro e aplicação de revestimento cerâmico, ambos oferecidos pelo Poder Executivo Estadual. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O evento acontece às 19h30, no auditório Hélio Ponce de Arruda, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença da titular da Setas, Roseli Barbosa, que, na oportunidade, entrega os diplomas aos formandos.
O programa tem por objetivo oferecer melhores oportunidades aos imigrantes que deixaram o país natal para reconstruir suas vidas depois que o Haiti foi atingido por um terremoto que matou 316 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados em 2010.
Para a secretária Roseli Barbosa, os imigrantes são muito bem-vindos ao Estado. Ela ressalta que Mato Grosso oferece inúmeras oportunidades de emprego na construção civil. "E essa qualificação é de extrema importância aos haitianos, dando a eles novas oportunidades de emprego. São pessoas que passaram por dificuldades e têm o sonho de arrumar um bom emprego, por isso estamos fazendo todo o possível", destacou.
Os cursos oferecidos aos haitianos integram o programa Copa em Ação, desenvolvido por meio da parceria da Setas com a Secretaria Extraordiária da Copa do Mundo (Secopa) e executado pelo Senai.