O Governo do Estado, por meio das secretarias Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e de Estado de Turismo (Sedtur), lançou, na terça-feira (19), o programa “Cama e Café”, com o objetivo de promover hospedagem dos turistas durante a realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá.
Podem se cadastrar no programa os moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Poconé que tenham residência própria com no mínimo um e, no máximo, três quartos que poderão ser disponibilizados para hospedagem de turistas durante o Mundial, que acontece nos meses de junho e julho do ano que vem.
A participação no programa envolve quatro etapas: cadastro; visita à residência para saber se o imóvel atende aos requisitos do programa; preparação e treinamento; visita à residência para saber se ela está preparada para hospedar os turistas durante o evento.
De acordo com a cartilha disponibilizada pelo governo, além de intercâmbio cultural e solução para o baixo número de leitos disponíveis na rede hoteleira da Capital, o programa irá possibilitar ganhos financeiros àqueles que participarem.
Isso porque será cobrada diária dos hóspedes para a disponibilização do quarto, valor no qual está incluso apenas uma refeição: o café-da-manhã. A média da diária, que será fixada por quem trabalha no programa após uma segunda vistoria à residência, é de R$ 60 por pessoa.
Exigências
Consta na cartilha do programa que, para serem aceitas no programa, as residências devem atender a algumas exigências. No caso das áreas comuns, as exigências são climatização adequada; construção, instalações e mobiliários em boas condições de uso e decoração e ambientação adequadas.
Já os quartos devem ter cesto de lixo, copos, área mínima de 8 m², tranca interna, cortina ou persiana, mesa com cadeira, roupa de cama e cobertor em bom estado de conservação e camas com colchão de solteiro (mínimo de 0,80 x 1,90m) ou de casal (mínimo de 1,40 x 1,90m).
Os quartos também devem contar com armário, closet ou local específico para a guarda de roupas e climatização adequada (refrigeração e/ou ventilação natural ou forçada).
Os banheiros oferecidos aos turistas também devem atender a requisitos obrigatórios, como lavatório com espelho; um sabonete e uma toalha de banho por hóspede; água quente no chuveiro; suporte ou apoio para produtos de banho no box; área mínima de 1,30 m² e cesto de lixo.
Para se cadastrar no programa Cama & Café, clique
AQUI.
A cartilha também conta com mais informações, telefone e endereços para cadastro (clique
AQUI).