Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Novembro de 2013 às 03:03
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Cincos cidades de Mato Grosso, entre elas, Cuiabá, estão em situação de risco de dengue, conforme dados divulgados nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde. Isso representa que foram encontrados focos do mosquito em mais de 4% das residências visitadas entre o mês de outubro e 8 de novembro deste ano. Além da capital, a mesma situação foi detectada em Cáceres, Arenápolis, Barra do Bugres e Rosário Oeste.


 
Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades brasileiras. O levantamento revelou também que Cuiabá está entre as três capitais que estão em situação de risco da doença, seguida por Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia.


 
O Ministério da Saúde aponta que é considerado estado de alerta quando os imóveis pesquisados apresentam índice entre 1% e 3,9% e, satisfatório, quando fica abaixo de 1%. Nesse caso, a capital mato-grossense registrou índice de 7,4%, bem acima do recomendado. Mas é a cidade de Cáceres, na região do Pantanal, distante 220 km de Cuiabá, que teve o maior número de focos do mosquito nas residências pesquisadas obtendo o índice de 8%.


 
Já o município de Arenápolis, a 259 km da capital, registrou índice de 6,3% ao passo que Barra do Bugres, distante 169 km, obteve 6%. Contudo, Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, apresentou índice de 4,9%.


 
Um dos problemas mais críticos, segundo o  Ministério da Saúde, é a falta de cuidado com o lixo que facilita a proliferação do mosquito, o Aedes aegypti. Para combater a manifestação da doença, o governo federal deve repassar um recurso extra para os estados e municípios. A previsão é que Mato Grosso receba R$ 8 milhões, sendo que as prefeituras devem cumprir metas como garantir a quantidade adequada de agentes e visitas nas residências.


 
Mortes x Notificações


 
O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrou que até o momento foram apuradas 37 mortes por suspeita de dengue em Mato Grosso, sendo que apenas três ainda estão sob investigação e 34 confirmadas.


 
A cidade com maior incidência da doença é Sinop, a  503 km de Cuiabá, com 8.269 casos e quatro mortes. Contudo, o município da região Norte do estado não aparece na lista do Ministério da Saúde. Até a publicação da reportagem, a Secretaria de Saúde estadual não havia informado o motivo. Em Cuiabá, segundo a secretaria, foram notificados 3.494 casos da doença entre 1º de janeiro e 14 de novembro.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2318/visualizar/