Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Nacional
Domingo - 17 de Novembro de 2013 às 10:44

    Imprimir


O Brasil é dotado de vastos recursos agrícolas. Como a sexta maior economia do mundo, o Brasil é um exportador de produtos agrícolas e alimentares, ficando entre os cinco maiores exportadores agrícolas do mundo.


 
A agricultura, que responde por cerca de 24% do PIB do país, de acordo com alguns especialistas, não só tem desempenhado um papel fundamental no progresso recente do Brasil - mais de 40 milhões de brasileiros saíram da pobreza gritante nos últimos dez anos -, mas também permitiu a alguns acumular quantidades colossais de dinheiro: o Brasil é o lar do primeiro bilionário do mundo de etanol, Ometto, e a família Maggi vale US$1,38 bilhões, principalmente graças a seus negócios de soja.


 
A família Maggi não faz parte dos 1.426 bilionários presentes na lista mais recente da Forbes, mas foi considerada uma das bilionárias famílias brasileiras em termos reais, pela Forbes Brasil.


 
Um dos herdeiros mais ilustres da família Maggi é Blairo Maggi, que foi incluído na lista da Forbes de pessoas mais poderosas do mundo em 2009. O único outro brasileiro incluído nessa lista foi Lula, o ex-presidente do Brasil, que não é mais uma das pessoas mais poderosas do mundo e nunca foi um bilionário.


 
Blairo Maggi era conhecido como rei da soja antes de se tornar um político. Em 2002, tornou-se governador do Mato Grosso, maior estado produtor de soja do Brasil. Se fosse uma nação independente, ocuparia o quinto lugar entre os maiores emissores de gás de efeito estufa.


 
Um ano depois, o The New York Times publicou um artigo sobre ‘ o inimigo implacável da selva amazônica: A soja’, onde Maggi foi citado afirmando: "Para mim, um aumento de 40 por cento no desmatamento não significa nada, e eu não sinto a menor culpa pelo que estamos fazendo aqui. "Em cima disso, Maggi recebeu o Prêmio Motosserra de Ouro do Greenpeace, em 2005.


 
Blairo Maggi disse-me que percebeu que tinha que mudar a sua imagem: "Mato Grosso foi o Estado com a maior taxa de desmatamento do país quando cheguei ao poder ... portanto, o governador deste estado recebeu o Prêmio Motosserra de Ouro. Tal simbolismo me fez perceber que eu deveria focar em mostrar que nós faríamos as coisas de forma diferente."


 
Durante anos, Blairo fez lobby pelo mercado de compensação de carbono. A ideia era evitar a devastação das florestas por parte dos agricultores, enquanto ceifavam as receitas do seu Estado, e cortejar ambientalistas ao frear drasticamente as taxas de desmatamento e agir contra madeireiros.


 
Ele sustenta que "o desmatamento sempre existiu e sempre existirá, uma vez que é autorizada por lei ... mas, em 2009, houve uma diminuição de 90% no nível de desmatamento a partir de quando eu me tornei o governador." Alguns se referiam a ele como um ambientalista, e ele foi mesmo escolhido para ser o chefe da comissão do Senado para o meio ambiente. No entanto, em um país onde um homem que descreveu ser gay como um "câncer" é o líder da comissão de direitos humanos do Congresso, o título de Maggi pode dar-lhe o poder, mas não necessariamente mudar a opinião pública contra ele.


 
Ame ou odeie Maggi, há certamente uma coisa ou outra a se aprender com o homem que nasceu em uma das famílias mais ricas do Brasil, se tornou uma das pessoas mais poderosas do mundo e parece estar no caminho de se reinventar.


 
[Errata via assessoria de Comunicação de Blairo Maggi: ele não nasceu em família rica. À época, inclusive, seus pais eram sem terra e sem teto, pois não possuíam sequer casa própria para morar].



"A oposição não sabe como explorar os pontos fracos do atual governo, e todo governo tem pontos fracos! Menos de um ano antes da eleição presidencial, a oposição não nomeou seus candidatos. Isso é muito ruim! As pessoas que estão na política sabem que você só pode ganhar, como parte de um grupo, nunca sozinho. Eu não quero discutir se ela fez um bom ou um mau trabalho, mas parece que ela vai ganhar a próxima eleição”.



 
Recentes protestos no Brasil



 
“Além dos vândalos que estão entre os manifestantes, os protestos foram uma mensagem para todo o sistema político. Acho que os recentes protestos se queixaram principalmente sobre a falta de eficiência no governo na alocação de recursos públicos em direção a melhorar a vida das pessoas.


 
“As ruas têm sido a mesma nos últimos 20 anos, mas todos os anos há milhares de novos automóveis ao redor. Portanto , os cidadãos que dirigem carros estão irritados e aqueles que usam o transporte público estão furiosos. As pessoas não podem gastar 2 horas todos os dias para se deslocaremm de casa para o trabalho. A velocidade média dos ônibus em muitas cidades já foi de 50 quilômetros por hora e hoje é de 6 ou 8”.


 
A burocracia do Brasil


 
“Hoje no Brasil nós gastamos muito tempo na guerra de papel, a burocracia estúpida. O Brasil tem dificuldade em fazer obras públicas tornarem-se uma realidade. Aqui não é fácil de transformar ideias em projetos e ações e entregar à população o que é desejado. Por exemplo, nós não podemos ou podemos demorar muito tempo para construir uma linha de metrô”.


 
[O Banco Mundial lançou recentemente a sua última edição do índice de facilidade de fazer negócios, o Brasil ocupa o N º 123 de 189 economias. ]


 
“Nas eleições presidenciais de 2010 , uma pesquisa indicou que apenas 2% das pessoas afirmaram que infraestrutura era uma das suas principais prioridades. As pessoas eram focadas principalmente em Educação, Segurança e Saúde. Tenho certeza que se você fizer a mesma pesquisa em 2014, as pessoas responderão de forma diferente. Não importa se você ganhar mais dinheiro e puder se dar ao luxo de comprar um carro novo e viajar, mas se você não pode embarcar no avião, se você não tem aeroportos adequados... não importa. O Brasil deve se concentrar no desenvolvimento de infraestrutura".


 
Principais realizações de Maggi como um político


 
Blairo listou quatro resultados principais:


 
"A construção de mais de 68 mil casas para as pessoas que vivem nas áreas mais pobres de Mato Grosso". Maggi afirmou que , em média, uma casa foi construída por hora em seu mandato como governador.


 
"Redução de impostos do Estado. Em 2003, os impostos estaduais representaram 14 % do PIB do Estado , em 2010, foi responsável por 9 %"


 
"Mato Grosso cresceu na velocidade média dos tigres asiáticos , em torno de 10% ao ano", enquanto ele estava no poder.


 
"A construção de centenas de escolas, muitas delas localizadas em áreas pobres, mas ainda extremamente moderna"


 
Dicas sobre como lidar com as pessoas têm o mesmo conhecimento sobre determinado assunto. Primeiro, ensine as pessoas . Para convencê-las, elas têm de saber tanto quanto você sobre determinado assunto . Muitas pessoas cometem erros devido sua falta de conhecimento. "


 
Aprenda com seus erros


 
"Nós não podemos fazer tudo certo. Um dos meus erros foi investir um monte de dinheiro para construir uma empresa que não funcionou bem. Perdi milhões de dólares... mas eu aprendi a ser mais paciente e fazer minha lição de casa antes de investir em um setor em que eu não sou um especialista".


 
O que você faria diferente se você tivesse 25 anos?


 
"Se eu tivesse 25 anos eu faria tudo de novo. No entanto, gostaria de lembrar que ser persistente e não desistir nas primeiras perdas".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2593/visualizar/