A população de Nova Monte Verde e municípios circunvizinhos poderão ser contemplados com um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat. A proposta será debatida em audiência pública, requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), na próxima terça-feira (19), às 9 horas, no Salão Paroquial de Nova Monte Verde.
Objetivo é discutir a viabilidade do projeto, para atender aos anseios da população da região Norte de Mato Grosso. Para isso, a Casa de Leis já mobilizou lideranças locais, deputados estaduais e federais, além de representantes do Governo do Estado e da Unemat para participarem do evento.
“A audiência pública é uma oportunidade para a população manifestar e cobrar das autoridades melhorias em seu município. Dessa vez, vamos discutir as possibilidades de investimentos no ensino superior para atender a região”, explicou Romoaldo.
O processo de expansão da Unemat ganhou força com a aprovação do aumento do orçamento da universidade através do Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que garante o repasse de 2% da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Uma luta antiga da Assembleia Legislativa, em defesa da expansão, inclusive, com a implantação de um Campus em Cuiabá. “O Poder Executivo Estadual está empenhado em contribuir com a expansão da Unemat”.
A PEC estabelece aumento de 0,1% anualmente até 2018, quando será fixado o repasse de 2,5% da receita para a instituição de ensino. Com o incremento, os recursos da Unemat aumentam de R$ 168 milhões, previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano passado, para aproximadamente R$ 205 milhões já neste ano.