Aos arredores da construção do futuro Shopping de Várzea Grande, o bairro Jardim Aeroporto, tem sido vítima de descaso por parte do poder público. As ruas não oferecem condições mínimas de infraestrutura e os buracos tomam conta, prejudicando os moradores daquela região. A reclamação é unânime, revoltados, os moradores criticam que não há mais condições de trafegar em algumas ruas, como pro exemplo a Viracopos.
A rua esta localizada atrás da construção do shopping e é a única que dá acesso direto a Avenida Fillinto Muller – a principal que liga ao Aeroporto Marechal Rondon e dá acesso a Avenida da Feb. A moradora Joana de Souza Cruz Lima destacou que os prejuízos aparecem em seu veículo, pois a rua está tomada por buracos. “Não há como ir para a Filinto Muller sem passar por essa rua, ela é a principal. Há buracos por todas as partes, não tem nem como desviar, a rua está tomada por crateras. Isso prejudica nossos carros”, ressaltou.
Além dos buracos, os moradores sofrem também com a poeira, por conta da construção do shopping. Em dias de chuva, a lama chega a ir para a calçada, o que dificulta até a passagem de pedestres. “Os buracos viram poças d’água e a rua, a calçada fica tomara pelo lamaçal. É simplesmente desumano trafegar ou andar pela Viracopos”, disparou.
Joana reclama ainda que além dessa rua, outras, dentro do bairro também possuem buracos enormes e que já teve seu pneu furado por conta disso. Na Rua Hercílio Luz, ela trafegava em uma velocidade baixa, porém, um buraco fundo estava no meio da rua, despercebida ela passou em cima, e teve seu pneu furado. “O buraco era fundo, tanto que no mesmo dia, os próprios moradores colocaram um toco grande de árvore dentro do buraco, como forma de sinalizar e avisar que ali precisava de atenção”, destacou.
Outro lado
Segundo o secretário de Infraestrutura de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, por consequência da obra do shopping, é natural que haja danos no asfaltamento, devido ao grande volume de aterro e maquinas pesadas, no local. Porém, a Prefeitura já notificou a construtora responsável pela obra, para que seja feita a reestruturação da rua. O secretário informou que até semana que vem, a empreiteira deverá estar fazendo a reestruturação da Rua Viracoposo. “Já notificamos a construtora para que seja feito o mais rápido possível, sob a pena de sofrer multa e correr o risco de perder o Alvará de Funcionamento” destacou.
Vale destacar que a empreiteira é responsável por todo e qualquer dano, seja de que natureza for, causado ao município, provenientes da execução de serviços a seu cargo de sua responsabilidade direta ou indireta.