A poucos dias das eleições do Conselho Regional Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) a chapa 2, “CRC MT Para Todos”, oposição à atual gestão, conseguiu uma vitória para a categoria. O grupo obteve a prorrogação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para 31 de dezembro.
A data-limite para a notificação e retificação dos SPED-fiscal se encerraria hoje (15), porém o grupo pediu o alongamento do prazo e teve o direito concedido na Justiça.
Conforme a contadora e advogada, candidata à presidência pela Chapa 2, Milva Alessandra Cavalheiro da Silva, esta foi a primeira de muitas vitórias que o grupo pretende conseguir para os profissionais. “O governo queria que entregássemos em 15 dias o trabalho de 18 meses, um absurdo, apenas agimos como o CRC deveria agir”.
Segundo Milva, foi justamente a “inércia” do Conselho tanto perante aos profissionais quanto aos órgãos que fez com ela decidisse pela candidatura.
Um dos apoiadores da candidatura, o empresário contábil Ironei Marcio Santana, reiterou sobre a necessidade de mudança no CRC. “Vivemos em um país de muita burocracia, onde emitir um alvará ou conseguir abrir uma empresa demora mais de 60 dias. O órgão que nos representa tem que lutar pelos nossos direitos, como fazer valer a Lei Complementar 123 sobre os incentivos a abertura de pequenas empresas”.
Entre as propostas da chapa oposicionista, estão a valorização dos profissionais, tanto através de representatividade e acessibilidade junto a Secretaria de Estadual de Fazenda (Sefaz), prefeituras municipais e Receita Federal, quanto junto ao Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Tesouro Nacional e demais entidades do controle social.
As eleições serão realizadas entre os dias 19 e 21 através do site do CRC. Os contadores e técnicos de contabilidade receberão uma senha para logar e votar. Se algum profissional não tiver recebido as informações, deverá entrar em contato com o CRC. Haverá uma punição de multa para quem não votar. O mandato da diretoria é de quatro anos e da presidência é de dois.