O viaduto do bairro do Despraiado, na avenida Miguel Sutil, será entregue à população com uma cerimônia de inauguração agendada para as 19h30 da próxima segunda-feira (18), com presença do governador Silval Barbosa e do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, entre outras autoridades. Projetada para dar grande fluidez aos motoristas que trafegam na Perimetral, "o elevado deverá ser a melhor opção para quem sai da região do CPA para Várzea Grande", exemplifica o assessor de mobilidade urbana, Josemar Sobrinho.
"A realização do projeto do viaduto do Despraiado faz parte das ações de mobilidade urbana para Copa do Mundo da Fifa 2014, além de ser um importante legado para a população de Cuiabá e Várzea Grande", completa o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio.
A edificação possui 325 metros de comprimento e nove de altura em seu ponto mais elevado, com quatro faixas totais, duas de fluxo e contra fluxo no viaduto e outra duas nas marginais, além de uma rotatória embaixo do elevado. Em horário de pico, cerca de nove mil veículos passam por essa região, de acordo com o estudo de fluxo veicular das principais vias e cruzamentos contratado pela Secopa.
Além da construção do viaduto e pistas marginais, foram feitos serviços complementares de pavimentação, sinalização, iluminação e calçamento desde a entrada da av. Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 Km.
Aproximadamente 100 colaboradores atuaram na execução da obra, entre operários, técnicos, escritório e engenharia.
A pista do viaduto recebeu camada asfáltica diferenciada, adequada para regiões de alta temperatura e intenso fluxo de veículos. "A adição de polímeros ao asfalto altera substancialmente seu comportamento e características mecânicas em uma ampla faixa de temperatura, ou seja, as propriedades físicas do asfalto se tornam melhores", explica Sampaio.
O engenheiro esclarece também que a utilização desse tipo de revestimento em cidades de elevada temperatura, como é o caso de Cuiabá, representa um incremento na resistência do pavimento ao envelhecimento, às deformações, e à aderência dos veículos no contato com a pista.
A iluminação do trecho é feita por luminárias de LED, que fornecem luz branca e mais intensa, com maior durabilidade e economicidade que as lâmpadas de vapor de sódio (luz alaranjada), comumente utilizadas em vias urbanas.
Fruto de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra foi executada pelo consórcio Atracon, no valor de R$ 18,9 milhões.