Gilberto Giraldelli é o mais novo membro do Pleno do Tribunal de Justiça. Ele foi eleito com pontuação de 89,86 e concorreu com outros 11 juízes. Ele entra na vaga deixada pelo desembargador Manoel Ornellas, que deixou a função em 10 de julho, após completar 70 anos, idade máxima estabelecida para os ocupantes do cargo. A cadeira foi preenchida pelo critério de merecimento. A posse está marcada para a próxima segunda (18), às 14h, no plenário do TJ.
Este é o quinto desembargador a tomar posse na gestão do presidente Orlando Perri. Em agosto foram escolhidos os desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Serly Marcondes Alves pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente. As vagas foram abertas em maio após as aposentadorias dos desembargadores José Jurandir de Lima e Gerson Ferreira Paes.
Em março, a Corte recebeu os desembargadores Cleuci Terezinha Chagas, por merecimento, e Adilson Polegato de Freitas, por antiguidade. Eles ocuparam as vagas dos desembargadores José Luiz de Carvalho e José Silvério Gomes. Ao todo, 30 desembargadores compõem o Pleno, mas atualmente somente 29 estão atuando devido ao afastamento de 1 deles, acusado de venda de sentença: Evandro Stábile. (Com assessoria)