As lombadas eletrônicas estão em fase de testes nas ruas e avenidas de Rondonópolis. De acordo com uma previsão feita pela Secretaria Municipal de Trânsito, em uma ano a prefeitura deve arrecadar quase R$ 3 milhões em multas. Conforme o projeto de licitação, na implantação completa dos radares, lombadas e demais equipamentos a prefeitura gastará R$ 22 milhões, que serão divididos nos 60 meses que vigorará a licitação. Praticamente todos equipamentos são alugados.
Para o vereador Fulô (PMDB), o assunto é polêmico e esquisito já que "meche" com o bolso da população. "Já começou errado, porque esta casa não teve participação nas discussões do projeto, sendo que para alugar uma casa para colocar um PSF, a Prefeitura é obrigada a enviar um projeto e só após aprovarmos é que é implantado, além disso, para não serem questionados dos custos eles fizeram um planejamento do quanto pretendem arrecadar em multas", criticou, durante a sessão ordinária.O secretário de Governo, Eduardo Duarte, explicou como deve ser feito a aplicação do projeto. Segundo ele, essa medida ajudará no fluxo e no respeito do trânsito de Rondonópolis.
"Por causa de uma parcela de motoristas, que não são respeitosos, a prefeitura entendeu que é uma forma de reeducar, porém que dirige corretamente, com certeza não sofrerá com a mudança e além disso o numero de acidentes deve cair", alegou o vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB).