A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) convocou, por meio de edital, produtores culturais a prestarem contas de seus projetos. Dentre os preponentes cobrados, está Mário Olímpio, que já foi secretário de Cultura de Cuiabá, na gestão do prefeito Wilson Santos (PSDB).
A notificação extrajudicial é publicada no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (12).
No documento, a Comissão de Prestação de Contas da Secretaria de Cultura solicita que Olímpio responda uma notificação, quanto ao seu projeto denominado de “Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso”.
Olímpio, assim como os demais produtores acionados, tem o prazo de 30 dias, contando a partir da publicação no Diário Oficial, “para prestarem contas, cumprirem com os apontamentos das notificações e sanarem as irregularidades”.
As justificativas dos produtores devem ser feitas na sede do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso/Secretaria Executiva. A entidade está localizada na Avenida Getúlio Vargas n° 247, Centro-Norte.
Caso não façam isso, a Secretaria de Cultura informa que os projetos culturais irão sofrer “instauração de Tomada de Contas Especial”.
Outros produtores
Na intimação, a Secretaria Executiva do Conselho também aciona extrajudicialmente mais cinco produtores culturais.
Para o produtor cultural Adan Auston Fonseca Mazeto, a secretaria pede que ele responda a notificação que apontou irregularidades em seu projeto, "Cultura Itinerante-2007".
José Roberto de Souza Festival, responsável pelo “Cinema Malagueta - 3° Festival de Curtas – Metragens de Rondonópolis/MT”, e Patrícia de Oliveira, responsável pelo projeto “Talentos Para A Vida Responder”, também foram acionados para responderem sobre irregularidades nos respectivos projetos.
Com relação à Laura de Figueiredo, a secretaria solicita que a produtora cultural faça a prestação de contas da “Feira Gastronômica de Bonsucesso”.
O mesmo acontece com os produtores culturais Áurea Nonato Lucena e Eliane Carvalho da Silva. Lucena é cobrada pela prestação de contas do projeto “Mostra de Arte Contemporânea” e Eliane é cobrada pelo projeto “Mostra Cultural da Terra Fazer”.
Outro lado
A reportagem tentou em contato com o ex-secretário Mário Olímpio. No entanto, o seu telefone celular estava na caixa postal.