Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Esportes
Terça - 12 de Novembro de 2013 às 23:26
Por: André Sender

    Imprimir


O brasileiro Tony Kanaan passou as últimas três temporadas da Fórmula Indy pilotando na modesta equipe KV, em que teve o amigo Rubens Barrichello como companheiro em 2012. Mas em 2014, o baiano, campeão das 500 Milhas de Indianápolis, andará na categoria pela tradicional Chip Ganassi, time com o qual já esteve perto de assinar outras três vezes.


 
O primeiro contato entre a escuderia e o piloto baiano ocorreu ao fim de 1998. Amigo de Alessandro Zanardi, que estava deixando a Ganassi para correr na Fórmula 1, o brasileiro começou as negociações com a equipe, mas teve sua vaga tomada pelo colombiano Juan Pablo Montoya após Chip Ganassi, dono do time que leva seu nome, acompanhar o piloto italiano em um teste pela Williams na F-1 e acertar com o time britânico a troca de pilotos.


 
Tony Kanaan e Chip Ganassi voltaram a negociar em 2002, mas o brasileiro ainda tinha mais um ano de contrato com a MoNunn e não conseguiu sua liberação, Em 2006, o baiano teve nova chance de ir para sua atual escuderia, mas optou por renovar seu contrato com a Andretti, equipe que deixou em 2010.


 
"Essa foi a quarta tentativa. Já cheguei perguntando onde eu assinava, é um namoro muito antigo. Mas é uma equipe com a qual eu já convivia. O Zanardi corria lá, o Jimmy Vasser, o Montoya, o Dario Franchitti. Muitas pessoas que são muito amigas minhas correram para o Chip", afirmou Kanaan.


 
Na tradicional equipe norte-americana, o piloto brasileiro formará um estrelado time ao lado de Scott Dixon, campeão da temporada passada da Indy, Dario Franchitti, quatro vezes vencedor do campeonato, e o jovem Charlie Kimball, em grande rivalidade com a Penske de Hélio Castroneves, Will Power e Juan Pablo Montoya.


 
Apesar da pressão de integrar um dos times mais vitoriosos da Fórmula Indy, Kanaan comemora poder se concentrar mais no trabalho dentro da pista do que nos anos anteriores. Na KV, ele negociava patrocínios e ações comerciais com parceiros para tentar garantir orçamento para correr toda a temporada.


 
"As coisas vão mudar bastante. Nos últimos três anos, tive mais que ser um piloto-empresário do que só piloto. Agora vou me preocupar só em guiar de novo, que é o que mais sei fazer", afirmou. "Eu passava 80% do tempo vendendo a história para poder sentar lá e pilotar no sábado e domingo".


 
O trabalho de Kanaan no novo time começa em poucos dias. O brasileiro já fez visitas à fábrica da equipe e moldou o banco de seu carro, mas acelerará com o monoposto da Chip Ganassi pela primeira vez em 4 de dezembro, já em teste para o campeonato de 2014 da Fórmula Indy. O treino ocorreria ainda em novembro, mas acabou postergado para que o baiano disputasse as 500 Milhas de Kart, prova de longa duração realizada em Penha, cidade de Santa Catarina





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/2928/visualizar/