Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Esportes
Segunda - 11 de Novembro de 2013 às 18:58

    Imprimir


Uma mulher que leva um cesto de pequi, tuiuiús ao pôr do sol, o movimento da manga que cai do pé, as garrafas equilibradas na Dança do Chorado: flagrantes da arte se nutrindo da matéria regional, que fazem parte da exposição coletiva de artistas locais no Museu da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e será aberta nesta terça-feira (12), às 20h. A diversidade de temas, estilos e linguagens norteia a mostra.


 
As telas de Amaro Dias, Bosquê, C. Viana, Carlos Lopes, Elias de Paula, Neuracy Souza, Sálvio Júnior e Sebastião Mendes se juntam à fotografia de José Medeiros para compor um conjunto emblemático de obras da arte mato-grossense. Abel Santos, um dos pesquisadores pioneiros da viola de chocho e de suas potencialidades musicais, estará se apresentando na noite de inauguração.


 
São ao todo cerca de 40 trabalhos, de três a cinco de cada artista, que percorrem diferentes períodos de criação dos autores. As obras foram escolhidas pelos próprios criadores, que terão cada qual o seu espaço na mostra. Um breve resumo sobre o estilo e o histórico dos artistas acompanhará as telas e fotografias. Os trabalhos estarão à venda.


 
A exposição é uma iniciativa do artista Sebastião Mendes com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e do Campus Universitário de Cáceres da Unemat. Mendes, que tem seu estilo expressionista direcionado à recriação da cultura ribeirinha, explica que a iniciativa objetiva aproximar os artistas e o público local. “Nossa pretensão é fazer com que as pessoas de Cáceres conheçam os pintores e fotógrafos do Estado, principalmente os da cidade. São artistas que já têm uma caminhada na arte mato-grossense, com estilos próprios e tudo isso será reunido no museu.” Ele observa ainda que a ação pode redundar em exposições futuras. “Que juntos possamos fazer novas mostras fora de Cáceres e de Mato Grosso, reunindo outros públicos.”


 
Os trabalhos permanecem no museu até o dia 12 de dezembro e podem ser vistos, gratuitamente, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 16h. O espaço prevê também visitações escolares.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/3020/visualizar/