O governador Silval Barbosa participou na noite de sexta-feira (08.11) do lançamento da Escola de Varejo na Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Cuiabá. O objetivo da unidade de ensino, que entrará em funcionamento no inicio de 2014, é capacitar profissionais para o setor varejista e melhorar o serviço prestado ao consumidor.
Diante de uma platéia formada por filiados da instituição, o governador parabenizou a CDL pela iniciativa e citou a importância da mão de obra qualificada para o desenvolvimento do Estado. "Mato Grosso apresenta um grande crescimento na agropecuária, somos os maiores produtores de grãos e a construção civil nunca esteve tão aquecida. Tudo isso reflete diretamente no setor varejista. Com o crescimento do mercado de trabalho é essencial a qualificação".
O presidente licenciado da CDL, Paulo Gasparoto, explicou que a escola atenderá inicialmente os associados, mas que já estão sendo realizadas parcerias com Governo Estadual, universidades e setores empresariais para expandir o campo de atuação. "Temos uma forte demanda em todas as áreas. Com a qualificação poderemos prestar um atendimento de qualidade ao consumidor".
O secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, foi convidado para compor a mesa redonda com o tema "Não existe mais espaço para amadorismo", que discutiu as mudanças ao longo dos últimos 25 anos no comércio, varejo e indústria, as melhorias da tecnologia e o consumidor na era das redes sociais. "Hoje é necessário conhecer muito bem o mercado para vender um produto. É preciso se preparar, a mão de obra qualificada é elemento fundamental para o crescimento da empresa", frisou.
Serão oferecidos cursos de extensão, pós-graduação e consultoria, mediante parcerias com a UFMT e com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), referência nacional no setor varejista. João Rosa, presidente em exercício da CDL, resumiu em uma frase o sentimento dos dirigentes: "Um sonho antigo que foi realizado".