O secretário de Estado de Saúde (SES), Jorge Lafetá, despachou, na manhã de sexta-feira (8), no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e conheceu todos os serviços de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A dona de casa, Antônia Nadir Fath, 66 anos, dividiu com o secretário, a satisfação e sorriso no rosto por voltar a ouvir após mais de quatro anos sem audição.
“Foi muito importante estar com os servidores do Cridac e o mais gratificante foi conhecer dona Antônio que veio de Querência, a 945 km de distância da capital, para fazer o seu primeiro teste de audição que deu certo e ela voltou a ouvir, além de constatar a qualificação e dedicação dos nossos servidores com os usuários do SUS", disse Lafetá, revelando que a visita só faz aumentar a proposta de fortalecer os serviços de saúde do SUS, "principalmente serviços como estes de inclusão social à pessoa com deficiência”.
Lafetá verificou as necessidades de infraestrutura do prédio e os locais das instalações dos serviços. Os trabalhos de manutenção e anunciou obras que serão realizados na sede Central ainda este ano.
"Na nova sede vamos ter a capacidade de aumentar a oferta de serviços em várias áreas como na de reabilitação visual, cardiorrespiratório, bexiga neurogênica, fibrose cística e estamos estudando readequações de serviços afim de dar aos servidores e usuários melhores condições nos locais de atendimento”, completou já garantindo a retomada das obras da nova sede no antigo Hospital São Thomé, no bairro Consil.
A diretora do Cridac, Lúcia Provenzano, destacou a importância dos serviços do Cridac para a saúde da pessoa com deficiência e o papel do órgão na proteção e reabilitação deste segmento da sociedade.
“Avançamos na oferta de serviços, temos muitos desafios e o desafio maior hoje é resolver os problemas de infraestrutura da sede. Os trabalhadores do Cridac tiveram a oportunidade de conversar com o secretário e demonstrar os serviços que envolve todas as equipes através de um trabalho multidisciplinar efetivo objetivando a inclusão social ”, disse.
Cridac
Atualmente o Cridac atende cerca de mil usuários por dia que resulta em 2.500 procedimentos.
São ofertados servidços de média e alta complexidade área de Fisioterapia, Fonoaldiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Acumputura, Psicopedagogia, Nutrição, Psicologia, Laboratório de Voz, Brinquedoteca, Arteterapia, Atendimento em Grupo, Grupo de atenção a saúde da mama, serviços de média e alta complexidade, prótese e órtese, prótese mamária, impedanciometria, audiometria, prótese auditiva, bera, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Eletroencefalograma, Adequação Postural em cadeiras de rodas, Tecnologia Assistida, além das especialidades médicas: Ortopedia, Fisiatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Neuropediatria, Urologia, Cardiologia, Pediatria, Clinica Geral e Anestesista