Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica Brasil
Sábado - 09 de Novembro de 2013 às 13:12

    Imprimir


A ex-governadora do Rio de Janeiro e atual prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, foi condenada por improbidade administrativa pela 14ª Vara da Fazenda Pública da capital. Segundo a decisão, ela também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos além de ter que ressarcir integralmente os cofres públicos e pagar multa.


 
Também foram sentenciados o ex-secretário estadual de Educação, Claudio Mendonça, Maria Thereza Lopes Leite e a Fundação Euclides da Cunha. Segundo a decisão, Mendonça, Thereza e a ex-governadora fizeram contrato com a Fundação Euclides da Cuinha quando Rosinha ainda era governadora. Ainda de acordo com a sentença o contrato foi feito sem licitação e previa a implantação de um programa estadual de informática aplicada à educação.


 
Para a juíza Simone Lopes da Costa, a ex-governadora foi responsável por atos lesivos ao Estado.


 
— Sua posição, na época, de governadora de Estado lhe impunha maior responsabilidade, tanto de fiscalização de seus subordinados quanto de averiguação dos atos que pratica.


 
Ainda de acordo com a magistrada, não ficou provado que as 254 salas de informática previstas no contrato foram montadas pela Fundação Euclides da Cunha.


 
— Não há sequer comprovação de instalação dos laboratórios de informática pelo réu, mas tão somente serviços inerentes à preparação de salas para a posterior instalação desses laboratórios”, afirma a juíza, que aponta, ainda, o fato de não ter havido licitação para a prestação do serviço. “Independentemente da instalação dos laboratórios, tal atividade deveria ter sido precedida de licitação, uma vez que competiria a qualquer empresa do setor a participar da concorrência pública.


 
O ex-secretário de Educação, Claudio Mendonça, foi condenado à suspensão dos direitos políticos por sete anos, além de ressarcir os cofres públicos e pagar multa. A ré Maria Thereza Lopes Leite foi sentenciada à perda dos direitos políticos por seis anos, pagamento de multa e ressarcimento dos cofres públicos. E a Fundação Euclides da Cunha foi condenada a ressarcir integralmente o prejuízo aos cofres públicos, além da suspensão do direito de firmar contratos com o poder público por cinco anos.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/3197/visualizar/