A Honda vai fabricar um utilitário esporte inédito em Itirapina, interior de São Paulo. Trata-se do carro de produção esboçado no conceito Urban SUV, mostrado no Salão de Detroit (EUA) em janeiro e com estreia "real" marcada para o Salão de Tóquio (Japão), que abre ao público no próximo dia 23.
O Urban SUV, que talvez receba outro nome no lançamento oficial, será um jipinho urbano global, de 4,3 metros de comprimento, o que o coloca diretamente no caminho de Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker.
O modelo vai compartilhar plataforma com o novo Fit, já apresentado no exterior mas ainda sem data certa de chegada ao Brasil. A geração atual do monovolume é fabricada em Sumaré (SP), juntamente com o City e o Civic. O crossover CR-V, de maior porte, é trazido do México. O sedã grande Accord, que tem vendas bastante limitadas, vem do Japão.
A cerimônia de lançamento da nova fábrica paulista acontece no dia 26. De acordo com informações da Honda, o investimento será de R$ 1 bilhão, com geração de cerca de 2.000 empregos. Itirapina fica a 214 km de São Paulo, próxima a cidades importantes como Rio Claro e São Carlos; no entanto, tem apenas 15,5 mil habitantes (Censo 2010).
Em tempo: a Honda não diz abertamente que o carro a ser feito em Itirapina é o Urban SUV de produção.