Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Educação
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 23:27

    Imprimir


A greve nas escolas municipais em Guarantã do Norte, iniciada no último dia 31, acaba na segunda-feira. Na terca, os professores e demais profissionais voltam a trabalhar. O Sintep fechou acordo, com a prefeitura, durante encontro mediado pelo desembargador Rui Ramos, no Tribunal de Justiça, em Cuiabá. Ficou definido que o índice de aumento no piso salarial dos professores, que o Ministério da Educação divulgará em dezembro ou janeiro, será aplicado para a categoria em Guarantã. "A estimativa ou projeção é que seria de 19%, mas só vamos saber oficialmente quando o governo fará o anúncio", disse, ao Só Notícias, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, Paula Martins.



O piso atual é de R$ 1.135. Para os técnicos e profissionais de apoio, a prefeitura deve aplicar o aumento em maio do ano que vem. "Houve avanço nas negociações em conseguir este ampliar os benefícios para todos", comemorou a presidente. Ela expôs ainda que o sindicato e a prefeitura vão continuar dialogando e fazendo estudos para aplicação de 60% do Fundeb (Fundo da Educação Básica) em "folha líquida", sem contar o desconto previndenciário, "o que é também avanço para categoria", diz Paula.


 
A presidente do Sintep concluiu elogiando o desemgargador Rui Ramos, que propôs o encontro de mediação com o sindicato, a prefeita Sandra Martins e secretários. "Ele foi o grande responsável por este acordo. Realmente foi muito imparcial e foi fundamental para o consenso", avaliou. Anteriormente, Rui havia julgado ilegal a greve dos profissionais da educação.


 
Na segunda-feira, os profissionais terão assembleia, na escola Estrelinha, para se inteirarem do acordo firmado.  Em Guarantã do Norte são cerca de 490 profissionais que trabalham em 24 escolas (12 delas indígenas) atendendo 4,1 mil alunos. O sindicato aponta que cerca de 70% dos profissionais aderiram. As creches continuam com atendimento parcial feito por estagiários.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/3233/visualizar/