A Câmara de Cuiabá aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (7) a criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública. A nova Pasta deve funcionar em colaboração às atuais estruturas de segurança do governo do Estado e federal para reduzir os índices de criminalidade na Capital.
A primeira medida será gerir um efetivo policial que vai atuar na segurança das 92 escolas municipais, 50 creches e 53 feiras livres de Cuiabá, bem como junto às unidades de saúde. Outra prioridade será a atuação em eventos públicos que concentrem pessoas.
“São inegáveis, atualmente, os altos índices de violência que assolam as grandes cidades do país. Neste cenário, Cuiabá não é exceção. Cabe ao poder público, seja em que nível for, contribuir para que tais índices sejam reduzidos para patamares aceitáveis, melhorando a qualidade de vida dos munícipes”, diz trecho da mensagem que foi encaminhada pelo Executivo municipal.
O prefeito Mauro Mendes (PSB) afirma que, assim que receber o projeto, o sancionará e trabalhará para que a implantação se dê o quanto antes.
“Vamos, agora, tomar as medidas necessárias para implantar a iniciativa de fato. Não podemos passar os problemas para os outros e queremos fazer a nossa parte. É papel do poder público”, defendeu.
Para garantir o funcionamento da secretaria, serão escalados policiais militares que aderirem à “jornada voluntária remunerada” da PM, já regulamentada pelo governo do Estado.
Conforme o socialista, a secretaria não gerará despesa ao Executivo, uma vez que vai utilizar as dotações orçamentárias da antiga Secretaria Municipal de Juventude, que está sendo incorporada pela Secretaria de Esportes e Cidadania. Esta, por sua vez, passará a se chamar Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude. (KA)