Já estão em Cuiabá os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal que interligará a Capital e Várzea Grande. O trem está dividido em três partes que chegaram a capital por volta das 10h30 de ontem. As carretas com o modal estão estacionadas no Porto Seco e serão transportados hoje para o Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande.
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), os sete vagões do modal saíram do Porto de Santos, no fim do mês passado, após chegarem da Espanha, onde estão sendo fabricados.
O trem foi trazido por carretas com 100 metros de comprimento, viajando somente durante o dia, em uma velocidade média de 40 quilômetros por hora.
A empresa responsável pelo transporte precisou adaptar a plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas. Uma mesa de transbordo e uma rampa de desembarque, com cerca de 45 metros de extensão.
Para chegar em Cuiabá, foi preciso uma estratégia logística arrojada. As carretas foram monitoradas via satélite 24 horas, durante o trajeto de 1.800 quilômetros entre as cidades.
Para o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, o momento é reflexo do trabalho que está sendo desenvolvido. Guimarães afirmou que o modal é um dos mais modernos em termos de transporte público, e que Cuiabá e Várzea Grande estavam precisando de qualidade no setor.
Os vagões serão liberados após a fiscalização aduaneira, e seguem para o CM, onde serão submetidos aos primeiros testes, entre eles o de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem.
Na oportunidade, os caminhões com os vagões vão percorrer o centro da cidade, como uma forma de apresentar à população o modal que deverá funcionar em 2014.
Já estão prontas 25 composições das 40 adquiridas - elas aguardam para transporte. De acordo com a Secopa, os novos vagões devem desembarcar no Brasil na primeira quinzena de dezembro.