A prefeitura de Cuiabá recuperou nesta terça-feira duas áreas públicas no bairro Nova Esperança III, que haviam sido invadidas desde o ano passado. Uma delas está destinada para a construção de uma escola com 12 salas, por meio de recursos do PAR, e a outra é uma área de preservação permanente que será restaurada.
Do total de 78 famílias que ocupavam inicialmente os locais, apenas nove são consideradas carentes e não possuem imóveis próprios, conforme cadastramento realizado pela Secretaria Municipal de Cidades, em agosto deste ano. As demais famílias têm imóveis próprios ou podem se mudar para a casa de parentes.
Durante a operação para reintegração de posse, no entanto, constatou-se que muitas já haviam abandonado os locais da invasão e retornado para suas casas, pois 34 casas já estavam vazias.
As famílias que ainda estavam nas áreas públicas tiveram a mudança realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Aquelas que tinham para onde ir foram deslocadas, junto com a mudança, para o local desejado.
Já as que não quiseram ir para a casa de parentes estão em um acampamento provisório montado no ginásio do bairro Tijucal. Elas receberam alimentação e passaram por um novo cadastro, sendo habilitadas a receber o aluguel social pela administração municipal.
Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas na operação de reintegração de posse.
A nova política de garantia dos espaços públicos pela prefeitura de Cuiabá foi defendida pelo prefeito Mauro Mendes como essencial para a organização da cidade. "Vamos ser rigorosos no cumprimento da lei em relação aos locais públicos, pois o patrimônio público é para uso de todos e não pode ser apropriado por alguns. Estamos devolvendo ao povo o que é do povo", afirmou.
Mendes acrescentou que a administração “fará um rigoroso combate à indústria da grilagem em Cuiabá”. (Com Assessoria)