Na defesa de uma educação conciliada aos interesses da região, proporcionando melhorias à comunidade e assim fazendo cada vez mais pelo nosso ambiente, buscando minimizar as conseqüências negativas ao homem e à natureza.
A Escola Estadual “Wilson de Almeida”, em Nova Olímpia, amplia e implementa programas socialmente referenciados no sentido do desenvolvimento humano, científico, filosófico, tecnológico e cultural, com trabalhos voltados para o meio ambiente.
Cientes que devemos ser uma instituição a prestar serviços mais relevantes à sociedade, adotando uma postura com aulas atrativas, oferecendo diversidades, situações ricas de aprendizagem e tornando os alunos mais participativos, colaboradores e envolvidos com a cidadania.
Assim, dentro desta premissa e em consonância com o PPP – Projeto Político Pedagógico - e PDE – Projeto de Desenvolvimento Escolar - da escola, criamos os projetos Coleta Seletiva da Prof.ª Patricia A. Guilherme - Química, agregando os programas de Estatísticas de Lixos Recicláveis da Prof.ª Andressa F. S. Oliveira – Matemática - e Reativação da Quadra Esportiva de Areia da Prof.ª Clarice C. Ronda – Português. Outro projeto também é o Córrego Mineiro dos professores Claudius Masiero – Educação Física, Ronivon A. de Jesus – História, Laurentino B. Vieira – Geografia, agregando ao programa de Controle de Pragas e Produção de Mudas das professoras Joelma S. Teixeira – Biologia, Gisele R. S. Beneti - Física e Maria de Fátima – Pedagogia, todos imbuídos em coletar, organizar e interpretar dados, discuti-los e executá-los.
Todos os trabalhos desenvolvidos são com orientações dos professores e profissionais especializados e os alunos “são quem põem a mão na massa”, demonstrando grande interesse e absorvendo o máximo possível de conhecimentos e experiências conciliados aos trabalhos práticos.
Dentre estas experiências poderíamos citar a importância de fazer a coleta seletiva de lixos, recuperação e manutenção da mata ciliar do Córrego Mineiro (abastecedor de água do Município), plantio/produção de mudas de árvores nativas, o controle de pragas com monitoramento, o lazer como recreação e saúde, além do bem estar homem/natureza (sustentabilidade).
Dessa forma procuramos apoio com o SENAR, Usinas Itamarati, Departamento de Meio Ambiente do município, Secretaria Municipal de Educação e Agricultura, consultoria com engenheiro agrônomo para palestras, além do apoio da equipe pedagógica da escola, bem como a diretoria. (Por prof° Claudius Masiero)