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Domingo - 03 de Novembro de 2013 às 18:23
Por: Renê Dióz

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Projeto descartado do BRT em Cuiabá.
Projeto descartado do BRT em Cuiabá.
A Prefeitura de Cuiabá informou que, pelo menos por enquanto, o município considera descartada a possibilidade de implantação do sistema de transporte coletivo Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. O projeto havia sido anunciado na gestão passada como uma complementação ao novo modelo de transporte da capital atualmente em fase de construção, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas teve de ser deixado de lado devido à capacidade insuficiente de financiamento do município.

A decisão da Prefeitura de descartar o projeto surge num momento em que o andamento das obras do VLT estão em discussão devido à admissão, por parte do estado, de que nem todos os trechos previstos deverão ficar prontos para a Copa de 2014 tal como havia sido estabelecido no contrato, assinado com um consórcio de três empreiteiras por mais de R$ 1,477 bilhão.

Em 2012, o então prefeito Chico Galindo (PTB) anunciou que recuperaria o projeto do BRT, sistema de corredores exclusivos para ônibus, antes assumido pelo estado como a grande obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo em Cuiabá até ser trocado pelo VLT.

A idéia era de que o BRT ajudasse a dar agilidade nos deslocamentos do transporte coletivo local em parceria com o VLT, que teria a função de ligar os pontos mais distantes da grande Cuiabá – do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande (região metropolitana da capital) até a região do CPA e do centro da capital até a região do Coxipó.

Porém, a nova gestão do município, do prefeito Mauro Mendes (PSB), verificou que a implantação do BRT na cidade demandaria um financiamento que os cofres municipais não têm condição de suportar.

Este financiamento existe e já está aprovado pelo governo federal, mas determina que o município pague o valor financiado integralmente, o que as reservas municipais não conseguiriam cobrir, situação prevista pela atual gestão. Por isso, a Prefeitura resolveu priorizar outras ações, utilizando a verba disponível para dar de contrapartida nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), além de intervenções nas áreas de saneamento básico, asfaltamento, regularização fundiária e habitação.

De qualquer maneira, seguem ações do município na área do transporte coletivo. Já implantada na Avenida Isaac Póvoas, a faixa exclusiva para ônibus também deverá ser implantada em outras três grandes avenidas: Getúlio Vargas, Carmindo de Campos e Beira-Rio.





Fonte: Do G1 MT

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