Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Ciência e Pesquisa
Sábado - 02 de Novembro de 2013 às 16:15

    Imprimir


Um eclipse solar raro movimenta astrônomos profissionais e amadores neste fim de semana. Calculando o número total de eclipses em cinco mil anos, de 2000 a.C. até 3000 a.C, teremos 1.1898 eventos em cinco mil anos. Mas, deste total, apenas 569 serão híbridos e apenas 26 serão como o de amanhã (3 de novembro). A informação é da Climatempo.

 

O eclipse solar é um fenômeno astronômico que envolve a Terra, a Lua e o Sol. Ele ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra. O disco solar fica escurecido pela sombra da Lua. Por causa das relações entre as distâncias e os tamanhos dos astros, em algumas situações a sombra do disco lunar esconde completamente o disco solar (eclipse total). Em outras, a sobra do disco lunar fica menor do que o disco solar e aí surge o “anel” solar ao redor da sombra da Lua (eclipse anular).

 Foto: Climatempo / Divulgação Foto: Climatempo / Divulgação

 

Brasil
Este eclipse solar poderá ser observado em sua plenitude, em todas as fases, como eclipse anular-total, numa faixa que se estende pelo Oceano Atlântico Norte, abrangendo o Caribe e parte da costa da África.

 

No Brasil, o fenômeno poderá ser observado como um eclipse solar parcial, isto é, apenas uma porcentagem do disco solar ficará obscurecido pela sombra da lua.

 

O fenômeno poderá observado no Nordeste e em parte do Norte do Brasil. Dependendo das condições meteorológicas, a melhor visualização será na faixa que engloba o Amapá, região de Belém, o litoral do Maranhão, norte do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Nestas áreas será possível ver até 40% do disco solar escurecido.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/3781/visualizar/