As festas de final de ano já começam a aquecer o comércio e também o mercado de trabalho. Esta é a época do ano ideal para empregos temporários. A expectativa em Cuiabá e Várzea Grande é de que sejam ofertadas sete mil vagas, segundo estimativa da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio).
Como o setor não anda muito bem neste ano, a expectativa não ultrapassou a do ano passado na região. Porém, esta é a chance de alguns trabalhadores tentarem garantir uma vaga para o ano que vem, dependendo de suas atuações.
A maior parte das empresas busca profissionais com idades entre 18 e 24 anos. Já os prestadores de serviço, procuram os que tem entre 25 e 49 anos, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). Ainda segundo a CDL, nas empresas que costumam contratar para o final de ano, a proporção de temporários em relação ao quadro funcional de efetivos chega a ser de 25%.
O salário médio para este tipo de trabalho fica na faixa dos R$ 678. Em mais de 30% das empresas os comerciantes complementam a remuneração com comissões sobre o valor das vendas.
No interior a situação também não muda. Em Sinop (563 Km de Cuiabá), estima-se que 37% dos empresários locais pretendem contratar funcionários temporários nos próximos dias e 77% deles devem contratar mais pessoas do que contrataram em 2012. A CDL da cidade estima que serão quase mil vagas ofertadas na cidade.