Onze militares de três categorias conseguiram somar pontos entre os dois primeiros dias do ‘V Campeonato Brasileiro de Salto Militar’, que reúne 13 delegações, sendo 11 estados, mais o Distrito Federal e o Exército Brasileiro. O evento, organizado pela Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Regimento de Cavalaria, iniciou nessa quinta-feira (31.10) e será encerrado na manhã do próximo domingo (03.11).
O campeonato é distribuído em oito categorias, sendo quatro para graduados com participação somente de militares e a outra metade, para cavaleiros e amazonas de escolas de hipismo de Cuiabá, Várzea Grande e interior do estado. Além de Mato Grosso, estão inscritos os estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Na categoria de 1 metro, foram pontuados os atletas sargento Francisco Antonio Magalhães (PM-DF), capitão Juliano Caciatori (PM-PR), sargento Edigley Guedes (PM-DF), subtenente Rogério Cesar Rosa Rodrigues (Exército Brasileiro), sargento Osvaldo Sebastião Pereira (PM-GO). Ao todo, 32 atletas disputam o título nessa categoria. Na categoria de 1,10 m somaram pontos o tenente Raimundo Nonato Ferreira Cotrin, sub-tenente Gerson Luiz da Luz (Exército Brasileiro), tenente Bruno Muniz Magalhães (PM-DF) e o sargento Anderson Goulart de Deus (Exército Brasileiro). Ao todo, disputam dez atletas nessa categoria. Na de 1,20 m conquistaram pontos o capitão Lino Afonso de Bastiane (Exército Brasileiro) e tenente Jair Gomes da Silva (Exército Brasileiro). Dez atletas disputam o título na categoria.
SOLENIDADE
A abertura oficial do campeonato foi realizada na noite dessa quinta-feira, na Acrimat, em Cuiabá, pelo comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, com a presença de comandantes e oficiais das delegações e desfile dos seus respectivos conjuntos (cavaleiro e cavalo). O evento assumiu “uma importância bastante expressiva para a instituição, por propiciar maior amplitude, dentro de um cenário nacional, a uma unidade criada em tão pouco tempo, com pouco mais de dois anos”, disse o Cel. Denardi.
EVENTOS PARALELOS
Paralelamente ao evento, acontece a ‘III Temporada Hípica da Polícia Militar de Mato Grosso’ e, neste sábado (02-11), o ‘I Encontro Técnico sobre Policiamento Montado’, que visa discutir técnicas e emprego do policiamento montado em grandes eventos, especialmente a Copa do Mundo de 2014. O encontro será às 10 horas, no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá.
Conforme o comandante do Regimento de Cavalaria da PMMT, tenente-coronel Alberto de Barros Neves, “os eventos, além de servir como treinamento aos policiais do regimento, serve também como uma oportunidade para trocar experiências com as demais instituições, que já têm maior tradição em policiamento montado”. O campeonato conta com a colaboração da Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Hípica do Estado e apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública e do Sindicato Rural de Cuiabá e patrocínio das Lojas City Lar, Sesi, Gráfica Print e Construtora Nhambiquara.