A partir desta sexta-feira (01.11), 43 famílias de Tapurah e 39 de Lambari D’Oeste serão beneficiadas pelo projeto Luz em Conta da Cemat, que promove a substituição gratuita de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos novos e eficientes. O projeto beneficia consumidores de baixa renda, que possuem refrigeradores com alto consumo de energia, e que estejam adimplentes com a distribuidora e não possuam histórico de furto de energia elétrica.
Durante esta semana, também foram contemplados moradores dos municípios de Novo Mundo, Salto do Céu, Dom Aquino, Nova Canaã e Rio Branco. Cada família recebe um refrigerador de 261 litros e, em média, três lâmpadas de 20 watts. A geladeira nova possui Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico. Já as lâmpadas compactas são 80% mais econômicas que as incandescentes, duram mais e iluminam melhor.
De acordo com o coordenador de Mercado, Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento da Cemat, Wagner Gentil, os equipamentos entregues pela distribuidora permitem reduzir o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz dos consumidores beneficiados. “O nosso principal objetivo é reduzir o consumo de energia. Com isso, as famílias podem destinar parte do orçamento doméstico para outras necessidades”, destaca.
Luz em Conta – A Cemat substituirá 7.500 geladeiras e 22.500 lâmpadas nas 141 cidades de Mato Grosso no ciclo 2013/2014 do programa Luz em Conta, com investimento de R$ 6,2 milhões. A seleção das famílias a serem contempladas no interior do Estado está sendo feita em parceria com as prefeituras.
Até a semana passada, 2.814 geladeiras e 5.429 lâmpadas foram entregues em 67 cidades mato-grossenses (confira mapa anexo). “Em alguns municípios, onde o número de famílias atendidas é maior, a entrega será feita em mais de uma etapa”, conta Wagner. Este é o caso de Barra do Garças, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande, que já receberam a primeira etapa do Luz em Conta.