O pontapé inicial do Campeonato Mato-grossense de 2014 será mesmo no próximo dia 12 de janeiro, conforme solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) ainda não conseguiu fechar a tabela de jogos da primeira fase do Estadual. Com o calendário apertado devido a realização da Copa do Mundo a partir de junho, a entidade vem quebrando cabeça para adequar as partidas dos 11 clubes, em especial dos quatro times de Cuiabá - Mixto, Cuiabá, Mato Grosso e Operário Várzea-grandense, que retorna após ter conseguido o acesso na Segunda Divisão deste ano.
O maior problema encontrado pela Diretoria de Competições da FMF é a falta de estádio na capital mato-grossense. Desde demolição do extinto Verdão, o futebol profissional da capital do Estado só tem disponível o velho Dutrinha, hoje de propriedade da prefeitura. Com o aumento de mais uma equipe na Primeira Divisão do Mato-grossense, com o retorno do "Chicote" da Fronteira, a demanda de jogos no local aumentou. Para complicar ainda mais, Cuiabá e Mixto estão confirmados para disputar a Copa Verde, competição está chancelada pela CBF e marcada para iniciar no dia 19 de janeiro de 2014.
"Ainda não sabemos como iremos fazer a tabela do Estadual. Estamos quebrando a cabeça, uma pela falta de estádio na capital e outra pelo calendário apertado. Sem falar que hoje a capital terá quatro times na Primeira Divisão com a volta do Operário. Está difícil, não sabemos quando iremos soltar a tabela da primeira fase da competição", assinala Gílson Gonçalves, responsável pela Diretoria de Competições.
No Congresso Técnico realizado mês passado, os clubes em consonância com a federação decidiram que o próximo Mato-grossense será disputado por 11 times com todos eles jogando em turno e returno, classificando-se para a semifinal os quatro que somarem o maior número de pontos na fase classificatória. De acordo com Gonçalves, no Arbitral, os dirigentes clubistas esqueceram de levar em consideração a participação, por exemplo, do Cuiabá, na Copa do Brasil e alguns feriados como Semana Santa. "Vão faltar datas para cumprirmos o que foi solicitado pela CBF. A federação está debruçada para confeccionar a melhor tabela possível, de acordo com as datas disponíveis", finalizou o dirigente, que tenta acomodar os quatro times de Cuiabá na disponibilidade do castigado estádio Dutrinha.